Barão do Triunfo poderá decretar emergência em função da estiagem

Técnicos do escritório municipal da Emater de Barão do Triunfo estiveram reunidos com o prefeito municipal, Elomar Kologeski, na quarta-feira, 11 de dezembro, para tratar de assunto relativo a situação crítica que se encontra a produção agrícola no município, incluindo plantações de fumo, melancia, soja, feijão e milho.

O engenheiro agrônomo Elias Kuck explicou que em virtude do excesso hídrico de mais de 400 mm em outubro deste ano, as plantas acabaram se desenvolvendo sob condição de saturação do solo, reduzindo o sistema radicular. Já em final de novembro e início de dezembro o excesso de temperatura, baixa umidade do ar e déficit hídrico, aumentou muito a demanda evaporativa. O conjunto de fatores interferiram negativamente no desenvolvimento das plantas e a produtividade reduziu consideravelmente.

Com base nas explanações dos extensionistas o prefeito municipal solicitou que seja feito um levantamento técnico nas lavouras no município que comprove a queda na produção para que a administração municipal avalie a possibilidade de decretar estado de emergência.

Nos próximos dias os servidores da Emater municipal deverão intensificar os trabalhos de levantamentos conforme a metodologia exigida para elaboração de um laudo técnico para que juntamente com o poder público municipal, Executivo e Legislativo, possam ser realizados os encaminhamentos cabíveis.

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: