Na noite deste domingo (28), por volta das 23 horas, a Brigada Militar de Cerro Grande do Sul recebeu uma denúncia anônima de que três indivíduos encapuzados haviam passado em frente a UBS 24 horas em direção ao pátio da prefeitura municipal. Enquanto verificavam o local os policiais foram novamente informados que um veículo Renault Kwid, cor branca, placas IYD0I20, estava em chamas em frente ao Clube Cruzeiro do Sul. Uma guarnição da BM foi até o local e constatou ser verdadeiro o fato, quando o soldado Murilo com ajuda de moradores conseguiu apagar o fogo.

Durante verificação do veículo foi constatado que o mesmo estava em situação de roubo. Durante o atendimento da ocorrência os policiais militares receberam informação de populares que três indivíduos, possivelmente envolvidos no incêndio do veículo, teriam fugido em um GM Vectra, com placa de Sertão Santana, para o interior do município, então a guarnição da BM iniciou as buscas e na localidade de Raia do Ipê o veículo com os suspeitos foi localizado, porém ao perceber a presença da Viatura da BM os mesmos fugiram em alta velocidade sendo acompanhados pelos PMs.

Foi realizado contato com a guarnição da BM de Sertão Santana que apoiou no cerco. Próximo ao salão Pirapó quatro homens desceram do veículos e fugiram a pé em direção a uma mata. Durante as buscas três suspeitos foram localizados na própria mata e um quarto foi preso em uma residência próxima ao local.

Os suspeitos detidos informaram que teriam roubado o veículo a mando de um detento recolhido em presídio, para extorquir dinheiro do proprietário e como o mesmo não pagou, foi ordenado de dentro da cadeia que o veículo fosse incendiado.

Ainda foi localizado no interior do veículo utilizado para a fuga três simulacros de arma de fogo (duas de pistola e um de fuzil), um revólver calibre 38 e 31 “petecas” de cocaína. Diante dos fatos os quatro indivíduos foram presos em flagrante e conduzidos a delegacia da polícia civil para o devido registro dos fatos e adoção das providências legais cabíveis.