O ano de 2019 iniciou com o novo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que tomou posse às 15 horas deste dia 1° de janeiro, em Brasília. Em seu discurso o novo mandatário nacional jurou “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil.”

A fala de Bolsonaro seguiu no sentido de reconstrução do país com promessas de reformas estruturantes e restabelecimento da confiança na economia nacional, contudo admitiu que terá grandes desafios para atingir as metas estabelecidas, as quais garantiu que atingirá ouvindo a “voz do povo”.

Ele prometeu também o combate permanente à corrupção e a criminalidade, além da adoção de um sistema que descarte a submissão ideológica. Voltou a defender o porte de armas repetindo o que havia manifestado em redes sociais de que que pretende autorizar por meio de decreto presidencial. Destacou também que vai dar total apoio à ação dos policiais e das Forças Armadas.