O bombeiro profissional civil é um importante agente na segurança de uma cidade, com a função de proteger patrimônios públicos e privados, mas principalmente resgatar vidas, evitando tragédias e promovendo a prevenção no sentido de minimizar as perdas de quaisquer natureza.
Neste sentido os Bombeiros Civis Voluntários (BCV) de Arambaré estão promoveram um treinamento aos cinco novos integrantes do grupo que irão atuar em diversas áreas. O curso, que foi dos dias 15 e 23 de agosto, com a duração de 350 horas, capacitou os bombeiros a agirem em situações de emergência, combater chamas e prestar o salvamento terrestre, aquático, em ponto de elevada altura, ou mesmo no solo onde o espaço é dificultoso.
As ações práticas do treinamento simulam situações reais de sinistros que orientam e oportunizam os novos bombeiros a agirem de forma eficaz com a ordenação das ações rápidas e emergenciais oriundas de casos e quadros trágicos ou desastrosos, principalmente onde haja grande concentração de pessoas.

O projeto
O projeto de bombeiros civis voluntários de Arambaré foi implantado na cidade em 2016 através da iniciativa do atual bombeiro líder, Marcos Roberto Silva Peixoto, que reuniu um grupo de interessados, buscou o apoio e formou a primeira equipe de voluntários treinados.
Peixoto diz que a partir de 2017 com o apoio da administração municipal que entendeu a importância de investimentos em ações de prevenção de sinistros e desastres, os BCV foram ganhando força e melhorando as condições operacionais e administrativas, o que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que vem gerando bons resultados na comunidade.
“Desde nossa consolidação, em 2017, como corporação organizada com diretoria constituída e equipe operacional sólida, não houveram mais perdas totais em residências por sinistros, pois sempre que ocorreram incêndio conseguimos chegar a tempo de combater as chamas e salvar as casas. Também não tiveram mais óbitos na lagoa por afogamento”, destaca Peixoto.
A unidade possui hoje 12 integrantes no setor operacional e é a única da região que mantém atividades de mergulho. Atualmente a unidade se tornou referência regional como escola formadora de novos profissionais, inclusive de outras cidades do estado, que constantemente buscam treinamento em Arambaré.
Bombeiro civil é uma profissão que vem crescendo, por isso os BCV de Arambaré tem recebido bastante pessoas que chegam em busca de treinamentos. Já para nos dias 25 e 26 de agosto a unidade recebeu a visita de integrantes da escola de bombeiros de Viamão, com cerca de 12 integrantes para participar de um simulado de emergências urbanas. Também para 22 e 23 de setembro outra turma de bombeiros de Santo Antônio da Patrulha deve chegar à cidade em busca de orientações.
Os BCV contam com um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) pra combate a incêndio, com capacidade para 5.500 litros d’água, que foi cedido pela prefeitura de Camaquã ao município e totalmente reformado pela administração municipal de Arambaré. Possui também um jet ski e uma lancha para resgate aquático, além de uma grande quantidade de equipamentos para resgates veiculares, para práticas de rapel e atendimento em emergências.

Prefeito garante apoio aos bombeiros
Encorpando as falas de Peixoto, no que diz respeito ao apoio do poder público municipal, o prefeito Alaor Pastoriza reafirmou a parceria e garante que vai continuar investindo na corporação voluntária.
“Desde que assumimos a administração, após quatro incêndios misteriosos e vendo a necessidade de ampliarmos a segurança para o verão, principalmente na questão de segurança para os veranistas, nós começamos um processo junto com os Bombeiros Civis, de estruturação, pois eles eram carentes de apoio municipal. Não tinham como fazer o trabalho que gostariam”, considerou o prefeito.
Alaor também reconheceu a qualidade dos profissionais que se voluntariam e por isso afirmou que decidiu dar todo o apoio da administração municipal para que haja na cidade uma estrutura capaz de oferecer segurança às pessoas tanto no verão quanto no inverno.
“Recentemente tivemos uma reunião com eles e vamos aumentar e melhorar essa estrutura. Trocamos ideias e teremos bastante novidades no decorrer do ano. Estamos preparados para o verão com jet ski e lancha. Vamos fazer a Operação Golfinho também em parceria com os Bombeiros Civis. O foco é aumentar nossa segurança naquilo que é pertinente aos bombeiros. Pela primeira vez Arambaré tem uma estrutura e que será ampliada no decorrer do mandato”, reafirmou Pastoriza.
A unidade de atendimento dos BCV de Arambaré fica no Calçadão da Praia, n° 09, com plantões 24 horas. O telefone para contato é o 051 99510.8635.