Os últimos dias têm exigido atuação efetiva dos Bombeiros em Arambaré, no combate a sinistro e sobretudo em salvamentos na lagoa.

No final da manhã desta quarta-feira (17) um incêndio que teve início em um campo com vegetação seca e rasteira chegou a ameaçar o secador de arroz da Fazenda do Barroso, próximo a entrada da cidade, todavia as chamas foram combatidas pelos bombeiros quando estavam a cerca de cinco metros das paredes dos prédios.

Já no início da tarde, no mesmo dia, um garoto de 12 anos de idade, natural de Camaquã, estava brincando na água com uma prancha quando vento terra o empurrou para o interior da lagoa. O menino se soltou da prancha e conseguiu chegar até onde dava pé, mas estava com dificuldades quando foi avistado pelos guarda-vidas que fizeram o resgate.

Quase no mesmo instante outros dois adolescentes, banhistas de Porto Alegre, estavam sob uma boia que foi arrastada para dentro da lagoa pelo vento. Quando já estavam a cerca de 150 metros da orla, onde não dava mais pé, os guarda-vidas os resgataram.

Ainda na terça-feira (16), feriado de carnaval, tiveram dois salvamentos, sendo um deles de um rapaz que tentava buscar uma bola que se soltou na lagoa e foi empurrado pelo vento. O outro incidente aconteceu quando um turista da cidade de Canoas virou o caiaque em que estava navegando. Ele estava sem o colete salva vidas, como é recomendado, e com a queda ficou em apuros. Dois populares que viram a ocorrência tentaram auxiliar e acabaram ficando em situação complicada também. Acabou que os guarda-vidas resgataram os três.

Marcos Peixoto, líder do Corpo de Bombeiros Civis Voluntários de Arambaré, comemora que até o momento a Operação Verão não registrou nenhum óbito na cidade e os guarda-vidas têm conseguido atender as ocorrências com êxito total.

“Estamos sempre com dois caminhões abastecidos e pronto para fazer o deslocamento, além de duas lanchas de pronta resposta na lagoa. Temos tido o apoio da prefeitura municipal e trabalhamos integrados com o Corpo de Bombeiros Militar, sendo que o nosso objetivo é concluir o verão sem nenhuma fatalidade”, reforça Peixoto.