Uma Expoagro Afubra especial. Desde que a data foi marcada, a Expoagro Afubra 2020 já iniciou com novidades. A primeira, com a divulgação de um quarto dia, no sábado, 21 de março. “Este dia, que coincide com o aniversário de 65 anos de fundação da Afubra, também será uma excelente oportunidade para as pessoas do meio urbano conhecerem a realidade das pessoas do meio rural, destacando o tema da feira, a Valorização do agricultor: do campo à cidade”, explica o coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles.

Mas, a programação do sábado será marcada por mais momentos especiais: apresentações culturais. A partir das 11 horas, logo após a solenidade comemorativa, o palco central do Espaço Cultural será ocupado pelo espetáculo cultural musical “Barbosa Lessa – um canto de saudade”. A apresentação, que consiste de 16 músicas do escritor e folclorista gaúcho, irá contemplar diferentes estilos de arte: música, literatura, dança e artes plásticas, e com a participação do artista Caiaque. O Conjunto Camaquã Terra Farroupilha foi criado especialmente para o espetáculo, que já se apresentou em diversas cidades.

O mesmo palco, a partir das 16 horas, será ocupado por Renato Borghetti & alunos do Projeto Fábrica de Gaiteiros. Apresentação é imperdível, com os pequenos gaiteiros mostrando suas habilidades ao lado do mestre. Idealizado, em 2012, por Borghetti que, depois de várias solicitações por doação de gaitas, percebeu que a gaita é um instrumento muito caro. O Projeto é voltado à sociedade e forma alunos de gaita de oito baixos. A confecção de instrumentos é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis. As gaitas são fabricadas exclusivamente para o uso dos alunos.

“As duas apresentações musicais e culturais foram pensadas para encerrar a 20ª Expoagro Afubra e para comemorar os 65 anos da entidade de uma forma festiva”, diz Dornelles.

Espetáculo cultural musical “Barbosa Lessa – um canto de saudade”

Um bom público deverá estar prestigiando a feira

A partir das 16 horas, do dia 21 o palco será ocupado por Renato Borghetti & alunos do Projeto Fábrica de Gaiteiros

Luciana Jost Radtke
Assessora de Comunicação Social