Estreou na última terça-feira, dia 17, a exposição “Viaturas históricas da Brigada Militar”. O evento acontece de forma itinerante, em quatro pontos da Capital, até o dia 20 de novembro. O primeiro local foi o largo Glênio Peres (em frente ao mercado público).  A apresentação do acervo histórico da instituição integra a programação de aniversário de 183 anos da instituição.

A mostra comemorativa conta com cinco viaturas e uma moto: um Rural Willys (1976), um Jeep Willys (1970), um Veraneio (1988), um Fusca (1986), um Opala (1987) e uma Harley-Davidson (2008). Estes veículos foram utilizados nas décadas de 70, 80 e 90 no serviço de patrulhamento urbano e rodoviário pelos policiais militares da corporação.
O comandante geral da BM Rodrigo Mohr Picon, esteve presente na abertura da exposição. “Esta exposição representa a valorização da história da instituição. Além disso, podemos ver o avanço, por que estão sendo apresentadas viaturas antigas e a representação das atuais. Agora a pouco conquistamos, com o investimento do Fesp, viaturas blindadas para incrementar os serviços e equipamentos de trabalho e proteção da nossa Brigada Militar”, concluiu o Oficial.

O 2º Sargento llha, integrante do Comando Rodoviário, é o responsável pelo cuidado e manutenção das viaturas históricas e já conduziu todas. “Era o que tínhamos na época e apesar de não ter ar-condicionado ou direção hidráulica, serviram com louvor ao propósito da segurança da população” afirmou.
Confira a história das viaturas:
Ford Rural Willys (1976)

Marcou a criação da Companhia de Policiamento Radiomotorizado (Cia PRM). O serviço iniciou com 11 viaturas Rural Willis, oriundas de unidades do interior do Estado, equipadas com rádio transmissor-receptor, com uma estação de comando localizada no Quartel do Comando-Geral.
Jeep Willis (1970)

Os Jeep com capota de aço e xadrez, oriundos da extinta Divisão de Rádio Patrulha da Guarda Civil (DRP), vieram também para integrar a frota da Cia PRM.

Volkswagen Fusca (1986) e Chevrolet Veraneio (1988)
Com a extinção da Guarda Civil, a Brigada Militar assumiu o Policiamento Ostensivo e de trânsito. O reforço de novas viaturas, entre elas, VW Fusca e GM Veraneio, dinamizou o atendimento de ocorrências policiais.

Chevrolet Opala (1987)
O modelo marcou a transição de Companhia de Policiamento Radiomotorizado (Cia PRM) para Batalhão de Batalhão de Polícia Rádio-Motorizado.

Harley-Davidson (2008)
Utilizada pelo Pelotão de motos, o velocímetro chega a 200km/h, dinamizando o policiamento.

Em função da pandemia Covid-19, além da distribuição de álcool em gel nos locais, o roteiro é sempre ao ar livre, permitindo o maior distanciamento entre os visitantes.

Confira a programação para os próximos dias:
Data: 18/11 (183º aniversário da Brigada Militar)
Horário: 8h
Local: Estádio General Cipriano, em Porto Alegre, rua Cel. Aparício Borges, 2001 (campo de futebol).

Data:19/11
Horário:12h30 às 18h30
Local: Usina do Gasômetro

Data: 20/11
Horário: 12h30 às 18h30
Local: Parque Farroupilha (Redenção – Monumento do Expedicionário).