Burger King diz que Whopper Costela não tem costela, mas sim “aroma de costelinha”

Procon-SP notificou a empresa após denúncias de propaganda enganosa

Na última semana, a rede de fast food McDonald’s foi acusada de propaganda enganosa por conta da campanha publicitária envolvendo a linha de hambúrgueres McPicanha — que não possui picanha em sua composição —, contudo, desta vez o alvo de denúncias foi o Whopper Costela, do Burger King. Consumidores utilizaram as redes sociais para acusar a empresa de falta de transparência, denunciando que o sanduíche não tem cortes de costela entre seus ingredientes.

A rede de restaurantes foi notificada pelo Procon-SP e deve apresentar explicações a respeito da campanha publicitária do hambúrguer Whopper Costela. O prazo para a empresa prestar esclarecimentos termina na próxima sexta-feira (6).

Ainda, o Burger King também terá de apresentar ao órgão a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada ingrediente (carne, molhos, etc), assim como documentos que comprovem a realização de testes de qualidade, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

Em nota, o diretor executivo e chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, comunicou que o órgão de defesa do consumidor tem se preocupado com a publicidade envolvendo produtos alimentícios, onde empresas “destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal”. Segundo Farid, a falta de clareza pode levar o consumidor ao erro.

Caso seja comprovado que houve indução do consumidor ao erro, a empresa estará sujeita a receber multa por publicidade enganosa. Segundo o Procon-SP, o valor da multa pode ser de até R$ 11,6 milhões.

Pronunciamento Burger King

De acordo com a empresa, desde o lançamento do produto — que ocorreu no final de 2021 — houve clareza a respeito da composição do sanduíche. Em seu site, a rede informa que o lanche é feito com “hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de costelinha”. Confira o pronunciamento da marca:

“A transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável para o Burger King. Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que, desde o lançamento do produto, sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína.

Ainda reforça que este produto é livre de quaisquer corantes, conservantes e aromatizantes artificiais. E também que todas as informações sobre a composição do produto podem ser facilmente identificadas nas peças publicitárias, cardápios e demais materiais oficiais do Burger King. Vale ressaltar, ainda, que no filme publicitário a locução cita que trata-se de um hambúrguer de carne de porco sabor costela suína. A marca se mantém à disposição de seus clientes por meio de seus canais de contato para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre esse e quaisquer outros produtos de seu portfólio.”

POLÍCIA

Acidente com vítima fatal na ERS 350 em Chuvisca

Motociclista veio a óbito ainda no local No final da manhã desta quinta-feira (26), um acidente de trânsito grave envolvendo um automóvel Ford Ka Vermelho...

Policia Civil recupera, em Guaíba, carga roubada de Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob...

Operação policial desarticula quadrilha que atacou carro forte em Guaíba

Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR), do Departamento Estadual...