A prefeitura de Camaquã foi notificada na manhã desta sexta-feira, 24 de abril, pela Secretaria Estadual de Saúde, que um morador do município testou positivo para o Coronavírus após exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS), a partir da coleta de material feita no dia 08 de abril, na cidade de Porto Alegre, onde o paciente passa por tratamento médico contra um câncer.

O anúncio sobre o caso foi feito pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira durante uma coletiva à imprensa feita pela administração municipal no gabinete da prefeitura, no início desta tarde e que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

O paciente é um homem de 58 anos que, segundo o administrador municipal, está em isolamento domiciliar e embora já tenha cumprido o tempo determinado como quarentena, segue sendo isolado e monitorado pela equipe de vigilância em saúde do município, bem como seus familiares que têm envolvimento mais próximo, contudo ninguém mais apresentou sintomas da doença até agora.

Ainda durante a coletiva o prefeito Ivo revelou que atualmente existem 17 pessoas sendo monitoradas no município e que até o momento foram realizadas 33 coletas de material para exames e que todas testaram negativas.

O administrador foi incisivo ao pedir mais colaboração e cuidado das pessoas quanto as medidas de prevenção dizendo que entende que haverá mais casos no município, conforme prognósticos, mas que é preciso trabalhar no sentido de minimizar os números e evitar ao máximo que ocorram óbitos por consequência da doença. “Queremos sair lisos dessa”, comentou o prefeito de forma popular.

Outra decisão anunciada é que no momento não deverá haver aumento nas restrições ao funcionamento do comércio, mas sim a flexibilização cada vez maior, contudo insistiu que para isso a população precisa intensificar os cuidados.

CONFIRA A COLETIVA NA ÍNTEGRA