14.4 C
Cerro Grande do Sul
sábado, abril 20, 2024

Camping municipal de Tapes deverá ser liberado para uso em dezembro

Quem teve a oportunidade de frequentar as praias de Tapes nos verões da década de 1980, deve lembrar das centenas de barracas e trailers instalados sob a vasta sombra de mata nativa à beira da Lagoa dos Patos, no camping municipal Antonio Joaquim Alfonsin Simchen, situado na extremidade do bairro Balneário Rebello.

Com uma estrutura completa que incluía rede elétrica com tomadas, churrasqueiras distribuídas em diversos pontos, assim como diversos pontos com água potável encanada, banheiros com chuveiros e área de lavanderia, quadras poliesportivas, além de serviço de coleta de lixo e limpeza, o camping recebia anualmente milhares de pessoas de diversas cidades do estado que buscavam a paz e o sossego de um ambiente extremamente acolhedor e de uma beleza ímpar na Costa Doce gaúcha.

Todavia a prática do campismo na região declinou na metade da década de 1990, assim como a estrutura do camping municipal que deixou de receber a manutenção e os investimentos necessários para acolher os visitantes, até que foi interditado completamente. Primeiro a área onde ficavam os campistas e mais tarde o parque de eventos, onde algumas edições do festival Acampamento da Arte Gaúcha foram promovidos.

Desde que reassumiu a administração do município o prefeito Luiz Carlos Garcez tomou como meta recuperar o camping municipal e o parque de eventos e para tanto incumbiu a tarefa a secretaria municipal de Obras, Viação e Transporte e secretaria de Turismo, Desporto e Lazer que vêm há meses trabalhando na revitalização do local com a reimplantação de toda a infraestrutura necessárias para receber os campistas já nesta temporada 2021/2022.

Os serviços, que acontecem inclusive no formato de mutirão, vão desde limpeza, manutenções nos banheiros, reposição de chuveiros, instalações elétrica e hidráulica, cercamento da área, reforma das churrasqueiras, pinturas, podas, entre outros ajustes para que tudo esteja funcionando.

De outra forma o Executivo municipal também está dando andamento ao processo administrativo, sendo que recentemente passou pela Câmara Municipal o projeto de lei que regulamenta o funcionamento do camping e a cobrança de tarifas dos visitantes, que vão subsidiar a prestação de serviço e manutenção do local. Deverão ser cobrados R$ 15,00 (quinze reais) a diária do campista e/ou R$ 250,00 (duzentos e cinquenta) mensais para as barracas que permanecerem por 30 dias ou mais.

A previsão é que os portões do camping municipal Antonio Joaquim Alfonsin Simchen sejam abertos à comunidade no dia 16 de dezembro, dia do aniversário do município quando será promovida a reinauguração oficial deste importante ponto turístico da cidade e região.

 

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS