CAPOCAM faz a entrega de mil livros durante a Semana da Poesia

Em sua 24ª edição a Semana da Poesia voltou à cena cultural da região com uma intensa programação, cumprindo a promessa de entregar 1000 livros em escolas e durante as diferentes atividades culturais realizadas. Nesta edição foram definidos três temas: O Centenário da Semana de Arte Moderna (1922-2022), os 20 anos da partida do Patrono Perpétuo Barbosa Lessa (2002-2022), e os 80 anos da morte da Patrona Anna César (1942-2022).

A Semana foi aberta no dia 31 de março – data do aniversário da CAPOCAM – com pronunciamentos na imprensa local e postagens nas redes sociais. À noite, no Espaço Roxo Gourmet, acompanhada pelo músico Ricardo Cordeiro a artista associada da entidade, Luana Fernandes (Prêmio Açorianos de Música do RS – Melhor Cantora Pop 2021), protagonizou o show “Deusas da Lua”. Na sequência, na manhã de 1 de abril, o projeto “Poesia na Escola” realizou recital, com entrega de livros na EEEM Ana César, com coordenação dos professores Alceu Amaral e Cristiane de Ávila Lopes.

Na noite de sábado, 02, na sede da Capocam, ocorreu o Sarau Estação Poesia “Folhas de Outono”, com coquetel de posse da nova diretoria, e a Mostra “Releitura da obra Abaporu de Tarsila do Amaral” por VeraBrzo – Nina Artes. Na ocasião foi realizada uma prestação de contas referente às emendas impositivas recebidas do Legislativo, e foram descerradas as fotos na Galeria dos Patronos: Luis Claudio Cézar da Silva (Patrono da 16ª Gestão) e Evanir Nunes Alves – Ena (Patrona da 17ª Gestão).

O encontro foi prestigiado pelo secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki Soares, os vereadores João Pedro Grill e Professor Claiton Silva, e ainda o ex-vereador Marco Longaray (foto). Na continuidade a presidente reeleita, Inez Ramos Crespo, usou na noite de 04, o espaço da Tribuna Democrática Popular na Câmara Municipal de Vereadores.

Na tarde do dia 05, houve a entrega da obra de literatura infantil “Lessinha e seus amigos”, e bate-papo com o autor Catullo Fernandes, na EMEF Boaventura Cardoso da Silva (Bairro São Carlos), onde foram distribuídos cerca de 150 livros para todas as crianças daquela escola. Depois, na manhã de 07, o encontro foi na Secretaria da Educação e Desporto, onde a direção da entidade foi recebida pelo secretário Nelson Geiger Filho. Na oportunidade foram entregues para a SMED e a SMDICT, representada pelo escritor e servidor Paulo Vianna Sant’Anna, 160 livros de poesia, em particular a Antologia VI da CAPOCAM “A poesia em tempos de pandemia” através da Lei Aldir Blanc.

A Semana da Poesia foi encerrada na tarde/noite do dia 08, com lançamento e sessão de autógrafos da obra de literatura infantojuvenil “As crianças da Vila Alegria”, da autora estreante Sônia Hoff, com ilustrações do artista plástico Caiaque. Um ótimo público passou pela Livraria Entrelinhas, das 15h às 19 horas, para prestigiar a mais nova associada da entidade.  A escritora se uniu a proposta da entidade na entrega de livros, e durante a semana distribui cerca de 300 exemplares, especialmente em espaços que recebem crianças em vulnerabilidade social.

A promoção, que transcorreu de 31 de março a 08 de abril, é uma parceria entre a Casa do Poeta Camaquense e a Criarte Marketing & Eventos, com o apoio da Associação Amigos da Água Grande. Na avaliação da presidente Inez Ramos Crespo e do diretor da Criarte, Catullo Fernandes, a Semana da Poesia celebrou os 33 anos da CAPOCAM, semeando leitura e consolidando o compromisso cultural da entidade literária mais longeva da região da Costa Doce.

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...