Quinze cavaleiros foram recebidos em frente ao Palácio Piratini, na manhã desta quarta-feira (16), pelo governador Eduardo Leite. Trata-se da abertura da 20ª edição da Cavalgada Cultural da Costa Doce. Com o lema ‘Caminho Farroupilha – No rastro da história’, os cavaleiros iniciam nesta quinta-feira (17), em Barra do Ribeiro, um percurso de quase 300 quilômetros por fazendas e estradas internas que costeiam a Lagoa dos Patos até Pelotas, onde chegarão no dia 27.

Presidente da Associação Comercial e Associação dos Cavaleiros da Costa Doce (ACCD) e coordenador da cavalgada, Carlos Gonçalves, entregou a Leite um chasque, contendo uma mensagem de apoio ao novo governo e destacando demandas do Sul do estado. “Pedimos apoio às iniciativas da nossa região em relação ao turismo e à cultura”, destacou Gonçalves.

Conforme o coordenador, a cavalgada deve reunir 150 cavaleiros e mais cerca de 300 pessoas, entre familiares e apoiadores, durante os 10 dias. “Nosso objetivo, com a cavalgada, é mostrar para os urbanos um pouco de como é a vida rural”, reforçou Gonçalves.

Dizendo-se honrado em poder receber a comitiva no Palácio Piratini, Leite cumprimentou os cavaleiros por manterem há duas décadas essa tradição. “Vocês disseminam os valores e a cultura gaúcha, tornando-a mais visível a nossa identidade”, afirmou o governador ao grupo.

Leite reforçou que, além da recriação da Secretaria da Cultura, a pasta tem uma assessoria especial para cuidar dos assuntos ligados à tradição gaúcha. “Nosso objetivo é gerar trabalho e renda a partir da cultura e do turismo regional. Afinal, desde a Revolução Farroupilha nosso povo trava batalhas, e agora temos mais uma”, acrescentou o governador, se referindo à retomada do desenvolvimento do Estado.

Participaram ainda da solenidade, o chefe de gabinete, Paulo Morales, o chefe da Casa Militar, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. “Desejo coragem e bravura, que seja uma linda jornada”, disse Paula, afirmando que vai recepcionar os cavaleiros no ponto final da cavalgada, na Praia do Laranjal.

Fonte: Ascom Gov. RS