A administração municipal informou na manhã desta quinta-feira (11/03) que foram alteradas pelo Decreto 17/2021 as normas do Decreto 16/2021 emitido ontem (10/03) referente ao lockdown previsto para ocorrer entre às 20 horas da sexta-feira (12) e às 05 horas da terça-feira (16).

Os ajustes se deram após uma reunião entre representantes do Executivo municipal com alguns comerciantes locais que sugeriram as mudanças. As determinações seguem rígidas quanto às medidas sanitárias que devem ser adotadas pela população e restrições ao funcionamento do comércio, indústria e serviços, contudo a nova decisão flexibilizou questões pontuais do que é considerado essencial.

As mudanças permitem que as farmácias possam funcionar com atendimento na porta para a venda exclusiva de medicamentos, que antes não era permitido, além do tele atendimento e tele entrega.

Também foi acrescida normatização para o funcionamento de autopeças e acessórios, os quais poderão funcionar em regime de plantão, em atendimentos emergenciais por meio de tele atendimento. O produto poderá ser encaminhado mediante tele entrega ou retirado na porta, sendo proibida a entrada do cliente no estabelecimento.

A outra alteração diz respeito aos postos de combustíveis que poderão funcionar, porém foi incluída a restrição aos serviços de lavagens, além de mantida a proibição da abertura de lojas de conveniência.

Já durante a tarde desta quinta-feira (12) a administração municipal utilizou um carro de som que circulou pelo município para alertar a população das determinações a serem seguidas. Entre os avisos está o de que ficam interditadas para a utilização da população as áreas públicas de lazer, tais como parques, praças e complexos esportivos pelo mesmo período estabelecido no lockdown. O alerta pontua também que em caso de descumprimento das medidas previstas no decreto os responsáveis poderão sofrer sanções estabelecidas pela legislação vigente.

Corrigidas as datas às 18h13min