A escola municipal de educação especial Áureo Zenker (EMEEAZ) se cadastrou no Projeto Tampinha Legal, em 2019, por uma iniciativa das servidoras Marli e Caroline que sugeriram a arrecadação de tampinhas, ideia que surgiu depois de uma gincana que ocorreu na escola.

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico na América Latina. O mesmo fomenta há mais de 4 anos a coleta de tampas plásticas em prol de entidades sociais do terceiro setor. É uma iniciativa do Instituto SustenPláste, por meio de ações modificadoras de comportamento em massa, que conscientiza quanto ao destino adequado de resíduos plásticos e com que a economia circular ocorra na prática.

No dia 19 de maio foi realizada a primeira entrega do material arrecadado pela escola, somando 408,2 KG de tampinhas. Para que as tampas possam ser entregues é necessário fazer a higienização e separar por cor, trabalho que foi realizado pelas funcionárias da escola.

De acordo com a direção da escola o projeto só está sendo possível devido a adesão da população em geral e com apoio da prefeitura municipal através das secretarias municipais de Educação e Cultura e da Agricultura e Meio Ambiente, além de diversos pontos de coleta no município.

As diretoras agradeceram a colaboração e o apoio de todos que ajudaram a concretizar a primeira entrega e destacaram que o projeto continua.