Cerro Grande do Sul emite alerta de vacina contra raiva herbívora em bovinos

Casos suspeitos da doença estão sendo monitorados

O setor de Inspetoria Veterinária e Zootecnia (IVZ) da secretaria municipal de Agricultura de Cerro Grande do Sul alertou esta semana para a importância da vacinação de bovinos contra a raiva de herbívoros. A doença é transmitida por morcegos hematófagos, também conhecidos como morcegos vampiros.

A técnica agrícola, Taciane Silva que trabalha no setor, informou que ainda não há confirmação de casos no município este ano, contudo existe a suspeita a partir da morte de dois animais nas localidades de Linha Espanhola e Linha Italiana, recentemente, de que possam ter sido vítimas da doença.

Atualmente um criador do município, que já perdeu outros animais, tinha em sua propriedade um bovino com sintomas da doença. O animal foi monitorado pelo proprietário e pelos profissionais da IVZ que colheram amostra de material para a realização de exames. O resultado deve sair em cerca de uma semana.

Taciane explica também que o alerta da vacina é importante sobretudo pela aproximação do inverno quando se registra o maior número de casos, pois este é o período de maior estresse dos morcegos hematófagos.

A técnica agrícola reforçou que é importante que cada produtor esteja atento aos sinais que indiquem que algum animal esteja com a raiva herbívora e que comunique a inspetoria veterinária, caso isso ocorra.

Entre os sintomas que podem ser observados no bovino se incluem a perda de apetite, inquietação, mudança de hábitos, andar cambaleante, salivação intensa, fezes secas e escuras. O animal também pode ficar agressivo em algumas ocasiões. Geralmente entorno de 10 dias após infectado a res morre.

Outra orientação importante por parte da inspetoria veterinária é que os produtores informem caso encontrem refúgios dos morcegos hematófagos.

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...