No início da tarde desta segunda-feira, 06 de julho, o setor de Vigilância Epidemiológica de Cerro Grande do Sul comunicou que foi informado pelo Centro de Operações em Emergência do Estado / COE-RS a confirmação de mais um caso de Covid-19 no município.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, durante a manhã a equipe de Vigilância Epidemiológica verificou o fato e fez uma visita ao paciente, pois o mesmo ainda não sabia que seu diagnóstico havia positivado para Covid-19. Durante a visita foram realizadas todas as orientações ao mesmo e à família da importância de manter o isolamento domiciliar. Os familiares serão monitorados diariamente pela vigilância epidemiológica e testados conforme protocolo de orientação do estado.

O paciente é do sexo masculino, 53 anos, que trabalha em uma transportadora na cidade de Porto Alegre. Ele procurou atendimento no dia 01 de julho na UPA do Hospital Conceição de Porto Alegre. Na ocasião foi coletado o swab nasal (exame de PCR) conforme protocolo, medicado e orientado a retornar para casa e aguardar o resultado.

O setor de Vigilância Epidemiológica informou que este paciente não estava presente nos últimos boletins que são informados semanalmente, pois ele não passou por atendimento na Unidade Básica 24 Horas de Cerro Grande do Sul, pois buscou por atendimento médico enquanto estava no trabalho, em Porto Alegre. De todas as amostras que são coletadas fora do município de Cerro Grande do Sul, em outros hospitais, os resultados são encaminhados separadamente, o que não possibilita que a vigilância epidemiológica do município tenha acesso. Somente quando receber a comunicação pelo Centro de Operações em Emergência do Estado / COE – RS, fato este que ocorreu na manhã de hoje.

O setor de Vigilância Epidemiológica informou ainda que o paciente fez uso de transporte coletivo com uso de máscara facial no dia 30/06/2020, na linha Cerro Grande do Sul / Porto Alegre, com saída de Cerro Grande do Sul às 6:00 horas, em ônibus da empresa ACV e retornou de Porto Alegre no dia 02 de julho na linha Porto Alegre / Cerro Grande do Sul, com saída às 13:00 horas, pela Empresa ACV de Porto Alegre.

O comunicado é para orientação da comunidade, aos que por ventura fizeram uso destas linhas e apresentarem sintomas de Síndrome Gripal (como febre, dor de garganta, tosse ou dificuldade respiratória) que procure atendimento na Unidade Básica 24 Horas ou informações pelo telefone 3675 1144 ou 999113153 com o setor de Vigilância Epidemiológica de segunda à sexta-feira das 8:00-12:00 ou 13:00-17:00 e falar com a Enfermeira Fabiane.

A secretaria municipal de Saúde destaca que qualquer dúvida referente às ações de combate frente da pandemia do novo coronavírus no município de Cerro Grande do Sul podem ser esclarecidas através do contato pelos telefones 3675 1144 ou 999113153.