Cerro Grande do Sul inaugurou nesta terça-feira (13/04) o Drive Thru para vacinação contra a Covid-19 no município. A estrutura metálica coberta com lona fica ao lado do ESF Central, em frente a UBS 24 horas, onde as pessoas devem procurar pela imunização a partir de agora.

O ritmo de vacinação no município segue um bom fluxo, de acordo com informações da secretaria municipal de Saúde e o estoque de imunizantes já está chegando ao final. Ainda na metade da manhã desta quarta-feira (14/04) restavam apenas 50 doses a serem aplicadas e a previsão é que acabe até o final do dia.

No momento estão sendo vacinados idosos a partir dos 62 anos e aqueles que estão com a segunda dose agendada na carteira de vacinação.

“Avançamos muito na vacinação nesta última semana, a partir de forças tarefas que organizamos e com isso estamos zerando os estoques. Esperamos receber novos lotes da vacina em breve para seguir o trabalho, então estaremos divulgando o cronograma com as devidas faixas etárias para que possamos imunizar o maior número de pessoas no menor espaço de tempo possível”, considerou o secretário municipal da Saúde, Julio Cesar Doze.

Paralela a vacinação contra a Covid-19 também está em andamento no município a vacinação contra a Influenza, que no momento ocorre na sala de vacinas da UBS 24 horas.

O município recebeu por enquanto 360 doses do imunizante e nesta primeira fase que se estende até o dia 10 de maio, estarão recebendo a vacina as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, indígenas e os trabalhadores da saúde.

Na segunda fase, de 11 de maio a 08 de junho serão contemplados os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais das escolas públicas e privadas.

A fase 3 se dará do dia 09 de junho a 09 de julho quando outros grupos de uma forma geral estarão sendo vacinados.

Quanto a estrutura do Drive Thru o secretário Doze explicou que deverá servir para outras campanhas de vacinação e ações de saúde que não apenas em prevenção a Covid-19. Ele estima que a medida agilize o trabalho e gere economia ao município.