Os fãs da música tradicionalista terão um encontro marcado nos dias 20, 21 e 22 de março em Sentinela do Sul. Nestes três dias o município com pouco mais de 5.500 moradores vai festejar o seu 28º Aniversário de Emancipação Política e 26ª Festa Campeira.

Como de costume o Parque Municipal acolhe gaúchos e gaúchas de todas as idades com um objetivo em comum: celebrar a cultura gaúcha.

A festa que é uma das maiores realizadas na região da Costa Doce recebe milhares de pessoas vindas de vários cantos do Estado, que podem desfrutar de atrações para todos os gostos, na sombra das árvores saboreando aquele churrasco, na campeira participando do Tiro de Laço, ou ainda curtindo aquele “vaneirão” no palco principal com artistas de renome no Estado.

Seguindo a tendência das outras edições, a festa também busca valorizar os artistas locais e da região. No encontro disso, também terão espaço no evento nomes como o da sulsentinelense Nina Cesar de Oliveira, do camaquense Capitão Faustino, dos tapenses Marcus Vigolo, Juan Pedro Vigolo e Celso Garcia, entre outros artistas.

Show da dupla César Oliveira & Rogério Melo

Já na primeira noite de atrações a música tradicionalista chega com toda força na voz de César Oliveira & Rogério Melo. Em entrevista ao Portal ClicR a dupla falou sobre a carreira e o que o público pode esperar de sua apresentação em Sentinela do Sul.

Para o show em Sentinela do Sul, os artistas prometem a mesma dedicação, alegria e descontração, levando ao palco uma identidade e definição musical própria, mantendo o compromisso com a tradição, o folclore e a cultura gaúcha.

O repertório fará um apanhado dos 20 anos de carreira, músicas que viraram clássicos aos olhos do público e crítica, inclusive canções do mais recente trabalho chamado “Na Essência”.

Falando sobre a carreira musical os artistas, César e Rogério afirmam que sempre mantiveram uma constante, com muito trabalho no palco e fora dele. “Durante todo este tempo sempre tivemos um público e amigos fiéis e ao nosso lado, ao qual seremos eternamente gratos”, frisam.

Perguntamos a eles se os músicos tradicionalistas estão tendo o mesmo espaço no cenário atual, se comparado aos artistas de outros estilos musicais. “Acreditamos que sim. A música gaúcha tem um bom espaço, diríamos até idêntico a todos os demais, visto que nosso mais presente meio de comunicação hoje em dia são as redes sociais e as plataformas digitais, ali o espaço é o mesmo para todos, claro que aí cabe a cada um ser atrativo e fazer sua parte”, observou.

Por fim, os artistas fazem um convite especial a todos os moradores da região: Aos queridos amigos de Sentinela do Sul e toda a região, convidamos para que estejam conosco nesta grande festa, pois é com muita alegria que estaremos cantando para todos!”

Sobre a dupla

Criados juntos na cidade de São Gabriel, César e Rogério são irmãos de alma. Desde gurizotes estiveram envolvidos com a cultura gaúcha, seja cantando, tocando ou dançando em invernadas artísticas e, mais tarde, apresentando cada qual o seu canto nos Festivais de Música do Estado, gravando discos e fazendo shows.

Quis o destino que eles se aproximassem ainda mais quando César convidou Rogério para participar de um de seus CDs. O resultado e a harmonia entre eles foram tão bons que decidiram formar o dueto.

Juntos gravaram quatorze CDs e três DVDs e tornaram-se uns dos artistas mais prestigiados no cenário cultural do sul do país. Reconhecimento que ultrapassou fronteiras quando foram conclamados vencedores, na categoria de “Melhor Dupla Regional”, do 25º Prêmio da Música Brasileira, para o qual já foram indicados cinco vezes. Em 2013/2014, pelo CD “Era Assim Naquele Tempo…!”, foram finalistas da 14ª Edição do Latin Grammy, concorrendo com mais de 9.400 inscritos de toda América Latina.

Ao longo de sua trajetória, César e Rogério foram conquistando um público cativo e crescente, distribuído em todas as faixas etárias e segmentos da sociedade, que coloca seus discos entre os mais bem vendidos do Estado e já lhes rendeu um Disco de Ouro. Também vêm consolidando grande prestígio perante a crítica e a imprensa tendo sido eleitos duas vezes “Melhor Grupo Nativista” pelo Diário Gaúcho, através de votação popular. Sua popularidade também lhes consagrou âncoras do “Desafio Farroupilha”, reality show da RBSTV.

Neste ano, César Oliveira e Rogério Melo estão completando 20 anos de carreira e prepararam com cuidado o novo trabalho da dupla: “Na Essência”, um projeto com músicas de Anomar Danúbio Vieira, parceiro de longuíssima data e um irmão de ideal. Posteriormente, planejam gravar também clipes com muitos convidados e um novo DVD, apogeu do projeto.