Os próximos sete dias terão chuvas expressivas e muito frio no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 20/2021, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater/RS e o Irga.

Entre hoje (20) e domingo (23), a propagação de uma área de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria provocarão chuva em todo Estado, com possibilidade de chuva forte entre a Fronteira Oeste e a Campanha.

Na segunda (24), terça (25) e quarta-feira (26), o ingresso de uma intensa massa de  ar seco e frio provocará novo declínio das temperaturas, com valores negativos e formação de geadas na maioria das regiões.

Os volumes previstos oscilarão entre 15 e 30 mm na maioria das áreas. Somente na Campanha e Faixa Central os valores variarão entre 35 e 50 mm, e poderão alcançar 65 mm na Fronteira Oeste.

O boletim também avalia a reta final da colheita das culturas de soja, milho e arroz e o início da semeadura da aveia e do plantio de hortaliças. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.