21.7 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024

Chuvisca se prepara para a tradicional Festa em honra a São José

A festa ocorrerá dia 20 de março na Paróquia São Paulo II

São José é o pai adotivo de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

José é venerado como São José na Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental, Anglicanismo e Luteranismo. Nas tradições católicas, José é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e está associado a vários dias de festa. O papa Pio IX declarou-o patrono e protetor da Igreja Católica, além de patrocinar os doentes e uma morte feliz, devido à crença de que ele morreu na presença de Jesus e Maria. Na piedade popular, José é considerado um modelo para os pais e também se tornou patrono de várias dioceses e lugares.

A coordenação da Comunidade Católica São José, com sede no centro de Chuvisca, já está divulgando pelas redes sociais a programação que inicia dia 17 de março, confira:

 

Dia 17/03/2022 (quinta-feira) — 1º dia

20h: Tríduo com Santa Missa — Pregador Pe. Ângelo José Bohn

Tema: São José, homem de fé e obediência

 

Dia 18/03/2022 (sexta-feira) – 2º dia

20h: Tríduo com Santa Missa — Pregador Pe. Alex Cézar Suris

Tema: São José, homem de esperança e castidade

 

Dia 19/03/2022: (sábado) – 3º dia FERIADO MUNICIPAL

20h: Tríduo com Santa Missa — Pregador: Diác. Aluísio Negrete Cabreira

Tema: São José, homem de amor e proteção

Importante destacar que após as noites dos Tríduos, haverá no salão, pastel e bebidas para confraternizar com o pregador e fiéis.

 

Dia 20/03/2022 (Domingo) — FESTA DO PADROEIRO

09h: Carreata alegre e festiva com saída no Pórtico da Cidade.

10h: Missa Festiva – Pe. Gerson Schmidt.

12h: Almoço presencial e para levar com churrasco, galeto e bufê completo a R$35,00 (concorrendo a uma bicicleta sorteada na festa no valor de R$ 800,00).

Palavra de São José – Pe. Gerson

Há na Bíblia um outro José, filho predileto de Jacó, que interpretava sonhos, que se tornou devido aos seus dons, forte ministro no Egito e salvou a família eleita de Jacó. Esse José do Egito prefigura José, esposo de Maria, que teve também revelações do anjo Gabriel em sonhos para proteger a Sagrada família de Nazaré.

Sabemos muito pouco da vida de S. José. O Evangelho não relata mais do que dois ou três fatos; e um autor antigo observou que não se encontra nele nenhuma palavra sua. O Espírito Santo quis com isso assinalar o silêncio e a humildade de São José, o seu amor pela solidão e a vida escondida. O silêncio da vida desse carpinteiro no seu trabalho humilde e escondido fala mais alto do que mil palavras atuais na mídia e holofotes. Encontramos na pequena casa de Nazaré belos exemplos, belas regras, sobretudo para quem vive no estado de casado, a vida em família. Tem um refrão de uma canção que gosto muito, que ganhou um festival de música que participei, que canta assim: “Marceneiro José, tuas vozes caladas, nunc foram destaque na televisão, mas jamais o martelo rezou mais louvores”. O tema de nosso tríduo terá em destaque as três virtudes teologais que estiveram presentes na vida de São José: fé, esperança e caridade, que aprofundam os temas da obediência, castidade e amor.

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS