18 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, outubro 7, 2024

Cinco cidades estão em situação de emergência devido aos estragos causados pelas chuvas

Decretos foram incorporados ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) do governo federal. No Rio Grande do Sul, mais de 700 pessoas estão desabrigadas.

As cidades de Arambaré, Camaquã, Cristal, Faxinal do Soturno e Jaguarão declararam estado de emergência em razão dos danos provocados pelas chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul. Os decretos foram registrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) do governo federal.

Com a inclusão no Sistema Integrado, os municípios poderão solicitar ajuda financeira do governo federal para a recuperação. As cidades de Pelotas, Rio Grande, São João do Polêsine e Palmeira das Missões também declararam emergência, mas ainda não notificaram a União.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil Estadual, 52 municípios reportaram danos devido às chuvas desta semana, como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores e postes. Atualmente, 367 pessoas estão abrigadas e outras 349 foram desalojadas, somando mais de 16 mil afetadas.

 

RELACIONADAS