A Emater de Chuvisca desenvolveu um processo de capacitação com os agricultores para implementar e executar o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, através da orientação aos agricultores e suas organizações de como obter acesso aos programas, bem como no planejamento do processo de produção, armazenagem, logística do transporte e da comercialização.

Os principais benefícios gerados pelo PAA aos agricultores são a criação de mercado para os seus produtos, a valorização da produção, o incentivo à organização e novas oportunidades de negócio e geração de emprego e renda para a agricultura familiar.

Em 2019 foram mais de 30 produtos diferentes fornecidos pelos agricultores familiares de Chuvisca ao município de Canoas, sendo 54 toneladas e aproximadamente R$100 mil reais de recursos recebidos pelos agricultores participantes do município.

“É uma satisfação acompanhar o crescimento desse programa em nosso município, através do comprometimento dos agricultores participantes e pela qualidade dos produtos oferecidos. Iniciamos em 2016 com 5 famílias da agricultura familiar e 860kg na primeira entrega, hoje são 17 famílias e aproximadamente 4 toneladas por mês. Os agricultores conseguiram diversificar as propriedades e obterem renda além da produção para o consumo familiar”. Destacou a técnica e chefe do Escritório da Emater de Chuvisca, Cristina Chimanski.