Apresentar demandas, verificar o andamento de projetos, solicitar recursos e pedir um olhar especial e atento as necessidades de Mariana Pimentel, foram objetivos da agenda cumprida na Secretaria de Agricultura, na última segunda-feira (07), em Porto Alegre. Agenda articulada pelo vice-prefeito, Betinho Golanski (PSB), Deputado Elton Weber (PSB) e apoio da Presidente da Câmara de Vereadores, Alita Boeira (MDB).

A comitiva formada pelo Prefeito, Renato Gonczoroski (MDB), vice-prefeito, Betinho Golanski (PSB), Presidente da Câmara de Vereadores, Alita Boeira (MDB), Secretário de Agricultura Moisés Segaspini e servidor Gabriel Bolzan, foi acompanhada pelo Deputado Elton Weber (PSB) e recebida no gabinete da Secretária Silvana Covatti (PP).

Todas as demandas receberam sinalização positiva da Secretária Covatti, e o município já deu andamento a parte documental que deve ser enviada para a pasta. Covatti acrescentou aos presentes que 90% das demandas que chegam à secretaria de agricultura são referentes a falta ou escassez de água, ainda em consequência da Estiagem. Para o vice-prefeito, Betinho Golanski, essas demandas prioritárias, quando efetivadas, trarão um grande avanço para a área da agricultura. Golanski agradeceu a receptividade da Secretária e agradeceu ao Deputado Elton Weber e a presidente da Câmara pelo apoio na articulação da agenda.

Resultados da Agenda

Perfuração de Poços – Por conta da estiagem de que vem desde 2019 assolando o RS, o município faz parte de um cronograma de obras que inclui a perfuração de poços. Segundo a Secretária de Agricultura, os maquinários já estão na região Centro-Sul e Mariana está no cronograma, ainda sem data prevista, porém seguindo o cronograma. Segundo a Secretária, as máquinas não saem da região sem cumprir com todos os municípios.

Cedência de Máquinas – A comitiva solicitou por meio de cedência, máquinas e equipamentos para construção de açudes e micro açudes, por conta da estiagem, a ideia é construir e contemplar o maior número de produtores, pensando na Irrigação e na Dessedentação animal.

Empréstimo de Veículos e Equipamentos – Para melhorias nas estradas, pensando na produção agrícola do município e na segurança dos munícipes para trafego e escoamento da produção.

Texto Fernanda de Freitas fotos: Evandro Oliveira