8.9 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, outubro 3, 2024

Conab prevê novo aumento nas áreas de arroz e feijão

Mesmo diante dos desafios climáticos que se apresentam a cada nova safra, a projeção na produção de arroz e feijão deve apresentar novo crescimento no volume a ser colhido no ciclo 2024/2025. A alta é influenciada pela ligeira recuperação na área plantada dos dois principais produtos de consumo dos brasileiros, de acordo com os dados da 12ª edição das Perspectivas para a Agropecuária. A publicação foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira, 17 de setembro, em parceria com o Banco do Brasil (BB). O documento aponta que a produção de grãos na temporada tem potencial para atingir 326,9 milhões de toneladas, o que seria um novo recorde na série histórica.

 

De acordo com a análise da Conab, a projeção é de um incremento na área destinada ao arroz na safra 2024/2025 mais intenso do que o identificado na safra anterior. Os preços e a rentabilidade da cultura encontram-se em um dos melhores patamares históricos para o produtor. Com isso, a perspectiva é de uma alta expressiva de 11,1% na área destinada para o grão, e uma produção que deve ficar em torno de 12,1 milhões de toneladas, recuperando o volume obtido na safra 2017/2018.

 

Dupla do arroz no prato dos brasileiros, o feijão também tende a apresentar aumento na área no próximo ciclo. Projeta-se um incremento de 1,2% em relação a 2023/2024. Como a produtividade das lavouras tende a apresentar ligeira queda, a colheita da leguminosa deverá se manter dentro de uma estabilidade próxima a 3,28 milhões de toneladas, a maior desde 2016/2017. Com isso, a produção segue ajustada à demanda e deverá continuar proporcionando boa rentabilidade ao produtor.

 

PARCERIA INÉDITA – Pela primeira vez, a Perspectivas para a Agropecuária é realizada em parceria com o BB, materializando o início de uma parceria inédita, firmada entre a Conab e o banco público, por meio de Acordo de Cooperação Técnica que abrangerá atividades de pesquisa, desenvolvimento, treinamento, intercâmbio de tecnologias e metodologias, produção de informações agropecuárias e ações promocionais conjuntas em feiras e eventos estratégicos para as instituições.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS