Você já deve ter visto a participação de cães farejadores no resgate de vítimas ou no auxílio a policiais em alguns filmes e novelas. Você sabia que os cachorros podem desenvolver a habilidade do olfato aguçado e que há um treinamento para isso?

Neste artigo, vamos falar sobre os melhores cães farejadores e como é feito o treinamento para desempenhar esse papel tão importante que, muitas vezes, salva vidas.

Além do olfato apurado, os cães farejadores costumam ter outras qualidades, como coragem, lealdade e obediência aos seus instrutores. A união dessas habilidades facilita tanto a execução das tarefas como o treinamento dos bichinhos. Conheça agora quais são as raças mais requisitadas:

 

Pastor alemão

Se você já assistiu ao filme hollywoodiano K9 – Um policial bom para cachorro, percebeu que a estrela do filme é um Pastor alemão. Realmente, a raça tem a lealdade e a resignação como principais características de seu comportamento.

Além disso, não costuma se intimidar facilmente com pessoas e está sempre atenta aos barulhos incomuns e pronta para defender seus tutores ao menor sinal de perigo. O Pastor alemão também é resistente e consegue realizar exercícios físicos intensos.

 

Labrador Retriever

Já o Labrador Retriever se destaca por seu condicionamento físico, que permite que ele seja um excelente nadador, o que pode ajudar em situações de afogamento. Além disso, o focinho dele é bem desenvolvido e, por isso, apresenta um excelente olfato.

Outra curiosidade é a sua velocidade. O cão consegue atingir 20 km/h em uma corrida! Isso pode facilitar na hora de uma perseguição policial, por exemplo. Ele ainda possui uma estrutura corporal forte, com ombros longos e dentes resistentes.

 

Golden Retriever

O que chama a atenção no Golden retriever é o seu instinto de trabalho, o que lhe possibilita aprender diferentes atividades que estimulem o seu físico e a sua mente. O cão também é um ótimo nadador, já que sua pelagem possui uma subcamada impermeável à água.

Outra habilidade de destaque é a sua inteligência. Assim, após um adestramento, o bichinho é muito capacitado para atividades mais delicadas, como o auxílio a pessoas.

Bloodhound

O cão farejador Bloodhound é um dos mais conhecidos cães de caça. Ele costuma farejar pessoas desaparecidas ou animais feridos. Uma curiosidade sobre o seu faro é que pode rastrear um cheiro deixado 300 horas atrás. Ou seja, o tempo correspondente a 12 dias!

O Bloodhound ainda é bastante obstinado e não desiste facilmente do seu objetivo. Dessa forma, costuma ser um pouco teimoso, principalmente quando vai à procura de um cheiro que o interessa.

 

Como treinar o cão farejador

Agora que você já sabe quais são as principais raças de cachorro farejador, vamos mostrar como é feito esse treinamento. O primeiro ponto a ser observado é que o adestramento deve ser realizado enquanto os cães ainda são filhotes.

Especialistas costumam introduzir técnicas para estimular o olfato do bichinho. Um exemplo é esconder porções de comida em diferentes ambientes para que o cãozinho procure o alimento por meio do cheiro.

Em outra ação, o cão é apresentado a brinquedos com odores específicos, como de substâncias ilícitas, por exemplo. Assim, o bichinho irá se acostumar com aquele cheiro e poderá identificá-lo em outras situações.

Além do estímulo ao olfato apurado, os bichos precisam realizar atividades físicas frequentes para manter um bom condicionamento físico. É preciso, ainda, uma alimentação balanceada. A vida não é mole para esses cãezinhos, não é mesmo?

 

Abaixo vídeo treinamento de cães farejadores em um canil da Polícia Rodoviária Federal