Com uma economia essencialmente agrícola o município de Sertão Santana, na região Centro Sul do estado, tem como principais culturas o arroz e o fumo, porém aos poucos a diversificação de cultura vem ganhando espaço e os parreirais com diferentes variedades de uvas já montam um novo cenário no município.

A cooperativa agropecuária Sertão Santana, fundada no ano de 2011 tem um papel importante nessa mudança, sobretudo na questão de mercado, pois permite o processamento das frutas para a fabricação de suco que é comercializado na região.

O processamento que iniciou no começo de janeiro deve chegar ao seu final neste dia 15 de fevereiro, neste período o vice-presidente Jorge Ritter acredita que a safra poderá chegar a 65 mil toneladas de uvas processados o que resultará em aproximadamente 35 a 40 mil litros, frisando que este ano estará processando praticamente de Sertão Santana.

O ano de pandemia surte ainda efeito até o presente momento como é o caso do estoque que a Cooperativa ainda tem, grande parte do suco ainda armazenado se deu devido a muitas escolas fecharem em consequência da Covid-19, não tendo circulação daquele montante que inicialmente se tinha previsto que sairia.

Outro detalhe que Jorge coloca é quanto a questão das garrafas de vidros onde o suco é cuidadosamente armazenado, no atual momento está se tendo uma certa dificuldade para se obter este material, sem falar nos reajustes que foram colocados.

Jorge destacou que além do suco de uva integral que é o carro chefe da Cooperativa, também se produz o suco de laranja integral, néctar de goiaba e maracujá, e que a produção desses sucos deverá começar mais adiante, o comércio que tiver interesse em por na prateleira os sucos da Cooperativa é  só entrar em contato pelo fone: 999-687-725

A cooperativa conta com o apoio técnico da Emater, entidade fundamental no processo de criação e organização do sistema cooperado e que presta assistência aos produtores de uva do município.

 

Benefícios do Suco de Uva

O Suco ajuda na reparação das células do corpo e ajuda a prolongar a juventude da pele;

Favorece as funções do fígado e é um rico estimulante digestivo;

Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância que causa fadiga);

Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea/ equilibra o PH), é indicado para pessoas que consomem carne em excesso

Fortalece o sistema imunológico

A bebida ainda age contra o câncer, contribuindo para a redução da incidência de tumores, em especial os de pulmão, intestino e cólon. De acordo com pesquisas publicadas no Jornal americano Journal  of Nutrition: Os compostos antioxidante encontrados na uva previnem danos ao DNA e evitam que uma célula se torne maligna.