A cooperativa agropecuária de Sertão Santana tem produzido sucos naturais de uva, laranja, goiaba e maracujá, que têm sido bastante apreciado pelos consumidores da região e comercializado em garrafas de vidro em diversos estabelecimentos comerciais. Este tipo de vasilha pode ser reutilizado por diversas vezes e é 100% reciclável. Trata-se de um material que, segundo estudos, demora cerca de 4 mil anos para se decompor se descartado na natureza, por isso a cooperativa está divulgando uma campanha incentivando os consumidores a fazerem a devolução destas garrafas.

O vice-presidente da cooperativa, Jorge Ritter, afirma que a entidade sempre recebeu este descarte, contudo a prática era pouco divulgada. Ele explica ainda que a cooperativa só receberá as garrafas nas quais envasa seu suco e não outras.

Após acumular um montante de cerca de três mil vasilhas recolhidas estas são encaminhadas para uma empresa especializada fora do município para que passem pelo processo de higiene e esterilização que permitam a reutilização das mesmas dentro das normas exigidas pela legislação.

A cooperativa recebe o vasilhame em horário comercial na sua sede, na localidade de Linha Dr. Flores, interior do município e atende pelo telefone 51 99809-8525.