A partir do início da tarde desta quinta-feira (29/07), as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) receberão a nova remessa de vacinas contra a covid-19 referentes aos seus municípios de abrangência. No total, serão distribuídas 119.578 doses para primeira aplicação (D1) da Pfizer e da Coronavac, e 128.344 doses para segunda aplicação (D2) das mesmas marcas. Os números exatos da distribuição foram calculados e fechados na tarde desta quarta-feira (28/7) pela equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES).

As doses para D1 fazem parte do lote que chegou ao Estado entre terça (27/7) e quarta-feira (28/7), composto, ainda, de vacinas da AstraZeneca. Os imunizantes não distribuídos nesta semana ficarão reservados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para garantir a segunda aplicação no momento oportuno da população que receber a primeira neste momento.

As doses para D2 que serão distribuídas na quinta-feira (29/7) já estavam reservadas na Ceadi desde um recebimento anterior e devem ser aplicadas em quem atingiu o período ideal de reforço de cada imunizante.

Poderão retirar na Ceadi, a partir das 13h30 de quinta-feira (29/7), as CRSs: 1ª (Porto Alegre), 3ª (Pelotas), 8ª (Cachoeira do Sul), 10ª (Alegrete), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Carros do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) sairão da capital com destino a Caxias do Sul com carga da 5ª CRS (Caxias do Sul), e com destino a Passo Fundo com carga das 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim) CRSs.

Por via aérea, serão entregues as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) por um helicóptero da Polícia Civil, e um avião da Brigada Militar levará as vacinas da 7ª CRS (Bagé), em Bagé; da 2ª (Frederico Westphalen) e da 15ª (Palmeira das Missões), em Palmeira das Missões; e da 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí), em Santo Ângelo.

Público-alvo
As doses desta remessa deverão ser aplicadas, conforme definição de gestores municipais e estaduais de saúde em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em gestantes e puérperas que receberam apenas uma dose da vacina AstraZeneca e ainda não completaram o esquema vacinal, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, ampliar a faixa etária da população em geral e aplicar a D2 em quem atingiu o período para o reforço.

Clique aqui e acesse a planilha de doses D1 por município.

Clique aqui e acesse a planilha de doses D2 por município.