A votação da Consulta Popular 2018 está no seu segundo dia e segue a corrida dos coredianos em busca dos eleitores para escolherem as demandas que farão parte do orçamento do Estado para 2019.
O primeiro dia de votação, nesta terça-feira (27), ocorreu dentro da normalidade na Região Centro Sul, mas com um número baixo de adesões, segundo o presidente do Corede, professor Álvaro Werlang. “Tivemos pequenos e tradicionais contratempos, mas tudo dentro do esperado. Necessitamos melhorar o número de votantes, pois estamos um pouco abaixo comparados ao mesmo período do ano passado”, considerou.
Nesta quarta-feira (28) o professor cumpre um roteiro por alguns municípios da região tendo iniciado em Cristal e deve terminar na Barra do Ribeiro, quando estará auxiliando nas ações e apoiando os locais com menos participações.
Pela listagem parcial de votações divulgada por volta das 10h30min da manhã de hoje (27), apenas Tapes e São Jerônimo haviam alcançado o percentual minímo de votação exigido pelo processo de participação popular.

Como votar
As votações ainda hoje Presencialmente e via SMS e amanhã durante todo o dia no sistema Online, em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. (MODELO ABAIXO).
Online, pelo site da Consulta Popular (dias 26, 27 e 28 de junho);
Presencialmente, através do aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes (dias 26 e 27 de junho);
Via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10) (dias 26 e 27 de junho).