Corredores da Costa Doce participam de maratona em Porto Alegre

Atletas de Cerro Grande do Sul, Arambaré e Sertão Santana disputam as provas no domingo

Após dois anos de pausa, devido às restrições contra a Covid-19, a Maratona Internacional de Porto Alegre volta a acontecer neste domingo (12), em sua 37ª edição. Ao todo, 15 mil pessoas se inscreveram para a disputa que concentrará as largadas e chegadas no BarraShoppingSul.

Entre os competidores que irão participar da maratona, estão alguns atletas que residem na região da Costa Doce, nos municípios de Cerro Grande do Sul, Arambaré e Sertão Santana. Os corredores disputarão nas modalidades Maratona (42 km), Meia Maratona (21 km) e Rústica (8,5 km).

Representando Cerro Grande do Sul, está o atleta e produtor rural Micael Oliveira, de 27 anos. Esta será a sua primeira participação na competição. Oliveira iria participar da corrida em 2020, mas devido ao cancelamento das provas teve que esperar dois anos para disputar a maratona. Ele conta que iniciou no esporte há cerca de quatro anos e desde então já participou de outras corridas oficiais com percursos até 10 km. Esta será a primeira vez que o atleta disputará os 42.195 metros.

De Arambaré a comerciante e corredora, Gisane Klein, participará da competição pela terceira vez. Ela diz que espera completar bem os 8.5 km da modalidade Rústica. Gisane pratica corridas desde 2015 e nas outras oportunidades em que participou do evento em Porto Alegre, nos anos 2016 e 2017, disputou os 10 e 21 km. A atleta, que completa 39 anos segunda-feira (13), disse que a maratona será seu presente de aniversário.

Outro corredor que representará a Costa Doce é o corretor de imóveis, Luiz Fernando Carvalho, de 64 anos, residente em Sertão Santana. Carvalho, que já participou de outras quatro provas, espera completar 21 km neste domingo. Ele revela que a motivação para participar da maratona vem de sua paixão pelos esportes, que sempre estiveram presentes em sua vida.

“Eu sempre gostei de praticar corrida. Não aquelas corridas que tu tens que marcar tempo, mas aquela corrida tranquila, que tu gastas bastante energia e se mantém inteiro”, disse Carvalho.

Preparação

Para Micael Oliveira, foram 12 semanas de preparação para a disputa. Treinando nas ruas de Cerro Grande do Sul, o jovem conta que seu preparo ocorreu por conta própria. “Dependendo do resultado [da corrida], ano que vem eu vou em busca de parcerias”, explicou.

De acordo com o atleta, esta será uma competição onde ele desafiará a si próprio, buscando o seu melhor. Oliveira revelou que corre, em média, 60 km por semana e busca atingir a marca de completar 42 km em menos de 3h30min, o que daria um ritmo de 5min por Km.

Gisane Klein está confiante e disse que espera fazer o seu melhor tempo na corrida. “Recentemente eu corri a Travessia Torres e Tramandaí, onde participei de um octeto misto com o pessoal do litoral norte. Fiz o percurso de 8 km da prova que ao todo são 81 km. Então já venho me preparando há bastante tempo”, contou Gisane. Ela também afirmou correr cerca de 50 km semanais, em treinos realizados pelas ruas de Arambaré, cinco dias por semana.

Programação

O evento, realizado pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), está programado para começar às 6h55, com a competição de cadeirantes e pessoas com deficiência. Já a largada da Maratona (masculino e feminino) está prevista para às 7h, onde deverão ser percorridos 42.195m no tempo máximo de seis horas.

A largada da Meia Maratona também será às 7h, com percurso de 21.097m e até três horas e meia de duração. Já a Rústica inicia às 7h10, com 8,5 quilômetros e uma hora e 30 minutos de duração.

Fotos: Arquivos pessoais

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...