Engana-se aquele que pensa que não existem muitas opções diferentes para cortes de cabelo masculino: do comprido desfiado ao visual com cabeça raspada, não faltam versões para agradar a todos os estilos. No entanto, dentre as tendências da vez, o maior destaque tem sido o corte com efeito degradê – que tem o topo mais volumoso e os fios raspados gradualmente nas laterais.

Inspirado nos estilos conhecidos como “americano” e “meio-americano” – destaque nos anos 1940 e 1940 entre os militares, o corte em degradê ou “fade hair” é a tendência da vez para o público masculino que gosta de cuidar do visual. Sofisticado e super estiloso, ele chama atenção por manter o cabelo volumoso no topo enquanto a nuca e as laterais aparecem aparadas em degradê – ou seja, indo dos fios bem raspados aos mais cheios gradativamente.

CORTE DEGRADÊ É UM DOS MAIS PEDIDOS NAS BARBEARIAS DA REGIÃO

Em nossa região, o estilo degradê também vem conquistando muito espaço sendo um dos cortes mais lembrados nos salões. Quem nos confirma é o barbeiro profissional Rodrigo Moraes (foto abaixo), proprietário da Barbearia 2R Fios & Barba, localizada em Passo da Venda, em Sentinela do Sul.

Além do visual mais estiloso, Rodrigo destaca que o corte degradê também favorece a transpiração da pele nos dias mais quentes, além é claro de trazer uma aparência mais jovem a quem opta pelo corte. “Durante os meses com mais calor este estilo de corte permite menos transpiração atrás das orelhas, além de que, para os clientes acima dos 30 anos permite, uma aparência jovem sem descaracterizar o estilo e bom gosto de cada um”, frisou.

Rodrigo também observou que o corte vem ganhando adeptos de diferentes idades. “É importante destacar que este estilo está sendo usado por todas as idades desde crianças até a melhor idade”, afirmou.

TENDÊNCIA É DESTAQUE NAS PASSARELAS E NO LOOK DOS FAMOSOS

Entre os famosos, a tendência também tem ganhado cada vez mais espaço. Um dos representantes desse estilo é Bruno Gagliasso, que prefere raspar a maior parte da lateral e fazer um degradê sutil já bem próximo do topo volumoso para deixar o corte com uma pegada mais moderna. Já David Beckham, outro adepto desse visual, segue o estilo clássico e raspa apenas alguns centímetros antes de começar o degradê nos fios.

VEJA O PASSO A PASSO DO CORTE EM DEGRADÊ:

  1. Antes de mais nada, comece decidindo todos os detalhes do corte: você quer os fios do topo bem volumosos ou mais curtinhos? Prefere uma graduação bem sutil ou com a parte raspada com mais destaque? Pense bem em tudo isso para decidir como será o efeito degradê;
  2. Usando um pente fino, penteie o cabelo na direção do crescimento para começar a preparação do corte;
  3. Como a ideia é deixar a parte de cima com mais volume, apare as pontas com uma tesoura até que fiquem com o comprimento desejado;
  4. Feito isso, ajuste a máquina com o pente de menor número para raspar a nuca e a área próxima às orelhas;
  5. Com as laterais e a nuca já raspadas, hora de voltar aos fios maiores para fazer o efeito degradê: alguns centímetros acima da parte raspada, use um pente um pouco mais alto e vá fazendo isso gradativamente – sempre aumentando a numeração dos pentes – até chegar na área próxima aos fios do topo;
  6. Use novamente a tesoura para ajeitar o acabamento da parte superior;
  7. Pronto! Corte em degradê terminado.

 

*Com informações do site Beleza Extraordinária