A Uergs em Tapes promoveu, no dia 17 de abril, a Aula Inaugural do ano letivo do curso de Administração, com o tema “Trajetórias Profissionais na Área da Administração”. A aula foi ministrada por Felipe Menezes, administrador financeiro da Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares e mestrando em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (UFPel) e pela professora Zenicléia Angelita Deggerone, professora da Uergs em Erechim e doutoranda em Desenvolvimento Rural (UFRGS).

Os convidados falaram sobre suas experiências acadêmica e profissionais, explicando as relações entre suas trajetórias profissionais e a vida pessoal, dando ênfase às causas, consequências e planejamentos emergentes ao longo do caminho percorrido, e sua importância para o planejamento em longo prazo.

Felipe falou sobre as decisões, muitas delas difíceis, que um acadêmico precisa tomar ao longo de sua graduação após a formatura. Além disso, ressaltou a importância dos alunos preservarem sua saúde mental, pois ela é fundamental para um equilíbrio em sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

A professora Zenicléia, que obteve sua graduação no curso de Administração na Uergs em Erechim, falou sobre o quanto é importante para os alunos aproveitarem as oportunidades de pesquisa e extensão proporcionadas pela Universidade. Também aconselhou os acadêmicos a terem um posicionamento crítico sobre a sua realidade e sobre a importância em investir na carreira sempre buscando ampliar seu conhecimento para poder mudar a realidade na qual estão inseridos.

De acordo com o organizador do evento, professor Carlos Alberto Frantz dos Santos, “esta troca de experiências é fundamental para que os alunos percebam possibilidades concretas de inserção profissional na área da Administração. Além disso, os relatos de profissionais atuantes no mercado de trabalho possibilita aos discentes compreenderem as exigências e a complexidade do mercado de trabalho na área de administração”.

Texto: Uergs