O mundo está mudando. A população fica cada vez mais velha, as famílias menores e, em paralelo, os meios de se locomover ganham diversidade, como os carros elétricos e os patinetes. Pensando nisso, a japonesa Toyota está prestes a lançar seu novo modelo de carro 100% elétrico e direcionado para a população idosa.

 O BEV, um veículo 100% elétrico, ultracompacto (2,49 metros), para dois passageiros, e com velocidade máxima de 60km/h. Voltado ao uso urbano, sua bateria pode ser recarregada em até cinco horas e resiste a uma trajeto de 150 km.

O sistema do carro também inclui facilidade de manobra, aquecedor de assento e sistema anticolisão.

 O modelo vai a mercado ano que vem, e foi apresentado no salão do automóvel de Tóquio nesta quarta-feira (23). O preço do carro ainda não foi anunciado.

A Toyota mostra também um triciclo elétrico (i-Road) e patinetes (i-Walk) com três opções de uso: com banco, com acoplador de cadeira de rodas e para uso em pé, voltado aos jovens.

Quais os desafios da empreitada?O desenvolvimento de baterias menores, mais leves, baratas e rápidas de serem carregadas. O mercado de veículos eletrificados está crescendo, e só no ano passado, 1,21 milhão de modelos foram vendidos em todo o mundo.