20 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, março 29, 2024

Declaração do vereador Dalvi, de Dom Feliciano, repercute na fala de Bolsonaro

Uma entrevista concedida a rádio Acústica, de Camaquã, pelo vereador e ex-prefeito de Dom Feliciano, Dalvi Soares Freitas repercutiu na fala do presidente da República, Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 18 de março, quando mandatário nacional falava em defesa do uso da hidroxocloroquina no tratamento da Covid-19.

Durante o discurso Bolsonaro mencionou o vereador dizendo que tomou conhecimento pelas redes sociais do caso em que ele foi tratado com o medicamento no hospital em Camaquã e afirmou que entraria em contato com Dalvi para “trocar uma ideia” no sentido de incentivar depoimentos de outros pacientes que também tenham feito uso da hidroxocloroquina ou de médicos que queiram aplicar este tipo de tratamento.

Já na manhã desta sexta-feira (19) o presidente participou ao vivo do programa Primeira Hora, da Rádio Acústica FM, quando falou sobre o assunto.

Entenda o caso Dalvi

Em uma participação no programa Primeira Hora, na rádio Acútica FM, de Camaquã, na quinta-feira (18) o vereador Dalvi Soares fez um relato de como enfrentou a Covid-19 em um episódio que resultou inclusive no afastamento médica Eliane Scherer, do hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã.

Durante o programa de rádio Dalvi contou que sentiu os primeiros sintomas da Covid-19 no finalzinho de fevereiro e que após ter procurado um primeiro atendimento no pronto atendimento do hospital São José, em Dom Feliciano, sua situação de saúde se gravou e no dia 10 de março, depois de ter desmaiado por duas vezes em casa, voltou ao pronto atendimento do São José e precisou ser removido de ambulância para o hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã, onde chegou com uma saturação sanguínea abaixo de 90% e pressão arterial em 9/5.

“O dia 10 de março foi o dia que Deus, por meio de muitas pessoas, me deu a oportunidade de viver de novo”, mencionou o vereador visivelmente emocionado durante a entrevista.

O vereador revelou que foi atendido na ocasião pela Dra. Eliane Scherer que após realizar um diagnóstico por imagens informou a ele e à sua esposa que sua situação era muito grave e que seu quadro estaria evoluindo para a necessidade de internação em UTI, porém não haviam vagas disponíveis no hospital.

Foi neste momento, segundo Dalvi, que a médica sugeriu o tratamento alternativo e prescreveu uma receita de hidroxocloroquina, medicamento que foi comprado em uma farmácia pela esposa do vereador, a qual também estava ciente do fato e conivente com o procedimento.

Dalvi conta que estava lúcido e lembra de quando uma profissional do quadro de enfermagem discutiu com a médica e se negou a aplicar a medicação justificando que o tratamento não estava no protocolo do hospital.

“A própria médica de forma muito corajosa e ousada preparou o medicamento em uma nebulização […] eu comecei a nebulizar aquele medicamento e ela colocou o oxímetro no meu dedo e literalmente meu amigo […] eu não estou aqui fazendo nem um show […] estou sendo 100% fidedigno com o que eu estou relatando. Eu olhava para o oxímetro e fazia a nebulização e via a minha saturação subindo, 89, 90, 91,92, 93… e chegou em 97%. Eu que há instantes cheguei acreditar que não viveria mais senti como se estivesse ressuscitando”, detalhou Dalvi.

O político de Dom Feliciano classificou o atual cenário da Covid-19 no país como uma guerra pela vida e manifestou a opinião que neste momento não se deve fechar portas para absolutamente nenhuma alternativa neste sentido. Emendou dizendo que muitas pessoas estão criando pré-conceitos antes de entenderem as coisas como elas são e antes de ouvirem realmente quem está na linha de frente do dia a dia enfrentando estas situações. Neste sentido fez um apelo para que sejam dadas atenções todas as possibilidades e fez um agradecimento especial a médica Eliane Scherer

“Quero fazer um agradecimento público a Dra. Eliane, essa pessoa vocacionada a tomar decisões e que com certeza foi decisiva para que pudesse estar aqui dando esse depoimento. Sou eternamente grato a essa mulher que tornou o dia 10 de março a data do meu segundo aniversário, meu segundo nascimento”, concluiu.

 

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS