No final de dezembro de 2019 o chefe de Escritório da Emater Sr. Elias Kuck e seu colega Edgar, entregaram ao Prefeito Elomar e a Vice-prefeita Laureni um LAUDO TÉCNICO DE PERDAS POR ESTIAGEM. Após o recebimento do Laudo o Prefeito Elomar solicitou a elaboração de DECRETO MUNICIPAL N 28/2019, onde DECLARA EM SITUAÇÃO ANORMAL CARACTERIZADA COMO “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” em toda área rural afetada pela forte estiagem, decreto publicado em 31/12/2019.

Foto da elaboração do Decreto em Dezembro de 2019

E nesta quarta-feira dia 08 de abril a prefeitura divulgou em sua rede social, a homologação do decreto da situação de emergência publicado no Diário Oficial do Estado.
Em nota a administração municipal agradeceu ao apoio de todos os profissionais, coordenação da Defesa Civil Municipal e Estadual e demais pessoas que se empenharam para que o Decreto fosse homologado pelo Governo Estadual, destacando o trabalho conjunto do Excetivo e Legislativo, nesta importante etapa para os agricultores.
Dessa forma, a máquina pública pode dar celeridade à solução de problemas causados pela seca. Outro benefício é a possibilidade de financiamentos rurais serem recalculados.
Além de Barão do Triunfo, os municípios de Espumoso, Butiá, Centenário e Pedro Osório também tiveram seu decreto homologado.