Desafio Pontal de Tapes 2022 vem para resgatar provas de natação na cidade

Projeto foi lançado na ACCITA por empresários do setor esportivo

Uma iniciativa de empresários parceiros capitaneada pelo proprietário da Japur Sport Fitness, Japur Almeida, está promovendo o resgate das competições de natação em águas abertas na Lagoa dos Patos, em Tapes. O lançamento do projeto Desafio Pontal de Tapes 2022 ocorreu nesta quarta-feira (15) na sede da Associação Comercial Cultural e Industrial de Tapes – ACCITA, onde estiveram reunidos os idealizadores do evento, empresários e representantes da administração municipal.

A competição já tem data marcada e deve ocorrer nos dias 12 e 13 de novembro deste ano quando promete movimentar a cidade por conta de uma programação que vai além das disputas na água, pois deve incluir atividades artísticas, culturais e feira comercial, além de praça de alimentação para recepcionar os atletas e o público.

Juntos com Japur Almeida na elaboração do projeto estão Wilson Mattos, como diretor técnico do evento, com a experiência de ser árbitro da FINA (Federação Internacional de Natação) por 14 anos e proprietário da escola de natação Raia Sul, que formou nadadores de níveis brasileiro, mundial e olímpico. Mais um parceiro é Francismar Siviero que já competiu na categoria Master em clubes como Caixeiros Viajantes, Grêmio Náutico Gaúcho e Grêmio Náutico União e atualmente é o criador e diretor de marketing do Portal Francisswim. Ele também é um dos criadores do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais. O outro integrante é o empresário Cândido Nunes com larga experiência no ramo de eventos culturais, shows nacionais e internacionais e também gerencia o Parador Pub em Tapes.

“Nós da Japur Sport Fitness já viemos promovendo eventos esportivos na região desde 2017, principalmente com competições de mountain bike e corridas, e há tempos tínhamos a ideia de resgatar a natação aqui em Tapes. Por ser uma competição mais complexa buscamos apoio de um time de especialistas para formatar esse projeto. Ficamos muito contente com a forma que nossa iniciativa foi recebida durante o lançamento na ACCITA, inclusive com o aceno de patrocínios importantes que nos motiva a seguir em frente. Além do mais essa construção vem ao encontro de um projeto pessoal da nossa empresa que é transformar Tapes em ‘Capital do Turismo Esportivo’. Acreditamos que estamos no caminho certo”, pontuou Almeida.

Para o presidente da ACCITA, Mauro Dietrich o projeto vem ao encontro da proposta de desenvolvimento da entidade na área de turismo e nasce com uma garantia de sucesso, uma vez que tem uma construção coletiva com a elaboração de importantes empresas do meio esportivo, a adesão do comércio local para a captação de recursos e o apoio da administração municipal com o aporte de estruturas necessárias.

“A ACCITA teve o papel agregador neste encontro. Temos a vontade de construir um calendário de eventos e trabalhar arduamente para o desenvolvimento econômico do setor turístico que está muito atrasado em relação com as outras atividades econômicas como o agro e a indústria. Isso causa perdas para o setor do comércio que precisa desta ‘circulação’ maior de turistas pra alavancar seus negócios. Essa diversificação das atividades que geram dividendos e novas oportunidades de trabalho são e serão sempre apoiadas pela nossa associação”, considerou Dietrich.

As provas serão divididas em duas etapas, sendo a primeira no sábado (12/11), com o percurso de 7,6 Km para nadadores de elite e que terá a largada do Pontal de Tapes e chegada no Clube Náutico Tapense. Já no domingo (13/11) serão disputadas as baterias de 4,5 km, 3km e 1,5 km, por nadadores intermediários. Estas ocorrerão em raias olímpicas pré-definidas na praia do calçadão municipal, no centro da cidade.

Os organizadores estão otimistas e estimam receber um público de mais de 2.500 visitantes nos dois dias de evento. Já o número de nadadores deve ser aproximado de 400 atletas.

POLÍCIA

Polícia Civil abre inquérito para apurar assalto a taxista em Camaquã

A Polícia Civil de Camaquã instaurou um inquérito para apurar o assalto ocorrido em Camaquã na manhã de ontem (26). Na ocasião, um taxista...

Dupla é detida suspeita de assaltar taxista em Camaquã

Um taxista foi assaltado na manhã de domingo (26) em Camaquã. O crime aconteceu aproximadamente às 11h, no Complexo Esportivo Rui Castro Neto —...

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...