17 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, outubro 8, 2024

Desemprego cai para 6,8% no trimestre encerrado em julho

É menor taxa para um trimestre fechado em julho desde 2012

Os números mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua refletem uma melhora significativa no mercado de trabalho brasileiro. A taxa de desemprego caiu para 6,8% no trimestre encerrado em julho, o que representa a menor taxa para um período equivalente desde o início da série histórica em 2012. Isso é um avanço notável em comparação com os 7,9% registrados no mesmo trimestre do ano passado e com os 7,5% do trimestre encerrado em abril deste ano.

Esse resultado é acompanhado por uma redução na população desocupada, que chegou a 7,4 milhões de pessoas, o menor número para esse período na série histórica. Essa redução representa uma queda de 9,5% em relação ao trimestre anterior e de 12,8% em relação ao ano passado. Por outro lado, a população ocupada alcançou 102 milhões de pessoas, o maior número registrado desde 2012. Esse aumento foi de 1,2% no trimestre e de 2,7% no ano.

O rendimento real médio dos trabalhadores ficou estável no trimestre, mas cresceu 4,8% no comparativo anual, atingindo R$ 3.206. A massa de rendimento real habitual também mostrou crescimento, com um aumento de 1,9% no trimestre e de 7,9% no ano, alcançando R$ 322,4 bilhões.

Esses dados indicam uma recuperação contínua do mercado de trabalho, com uma redução significativa na taxa de desemprego e um crescimento tanto no número de pessoas empregadas quanto na remuneração real.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS