A CEEE, por meio da agência de Tapes, divulgou uma nota avisando de um desligamento de energia no domingo, 06 de janeiro, das 07h30min às 13h30min, que deve atingir as áreas urbanas e rurais dos municípios de Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo e São Jerônimo.

O aviso diz que o desligamento ocorrerá por conta de obras de manutenção na rede elétrica para melhorias de circuitos e que o serviço somente ocorrerá em condições climáticas favoráveis.

A notícia causou grande preocupação aos moradores destes municípios, sobretudo entre os produtores de tabaco, visto que esta época é o pico da colheita quando ocorre a secagem do tabaco em estufas elétricas e que o desligamento deverá gerar grande transtorno, inclusive gerando prejuízos.

Buscando reverter a situação alguns produtores estiveram no posto de atendimento da CEEE, em Cerro Grande do Sul, pedindo o adiamento das obras e consequentemente o cancelamento do desligamento da energia, quando, segundo Juliano Moreira, morador da localidade de Garambéu, foram orientados a procurar o prefeito do município para que haja um pedido oficial do poder público neste sentido.

“A maioria dos plantadores de fumo não possui gerador de energia e nessa época são centenas de estufas elétricas na região que vão estar carregadas”, comentou Juliano.

Após ser acionada por Juliano, a redação do jornal Regional entrou em contato com os prefeitos Sergio Silveira da Costa, de Cerro Grande do Sul, Flávio Trescastro, de Sentinela do Sul e Elomar Kologeski, de Barão do Triunfo, que afirmaram que já nas primeiras horas desta quinta-feira, 03 de janeiro, estarão elaborando um documento oficial solicitando o adiamento das obras e do desligamento.

“Já havíamos debatido isso hoje (02) à tarde na prefeitura e amanhã (03) mesmo estaremos tomando providências. Acreditamos que estas obras devam ser adiadas em pelo menos um mês pra passar o forte da colheita. Vou conversar com os outros prefeitos pra combinarmos a medida”, informou o prefeito Sergio da Costa.