21.9 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, abril 16, 2024

Dia de campo leva informação a produtores de fumo da região em Sertão Santana

O dia de campo utiliza as práticas conservacionistas aplicadas em uma propriedade rural como exemplo para que os agricultores visitantes conheçam essas possibilidades e possam implantá-las em suas propriedades.
Essa edição do Dia de Campo aconteceu em Sertão Santana, na propriedade de Samir Melatti, na localidade de Emboaba.

A atividade contou com seis estações temáticas:
– Apresentação da propriedade, diversificação, gestão financeira, planejamento, sustentabilidade, sucessão e Pgsaf;
– Depósito de Agrotóxicos;
– Fertirrigação: resultados e Programa Mais Água, Mais Renda
– Conservação do solo e da água, plantio na palha, plantio em nível, rotação e estrutura de solo;
– Coexistência: Projeto Colmeia Viva e Associação Brasileira de Estudo das Abelhas;
– Gestão ambiental.

O agricultor Sérgio Bordelon, de Linha Dona Francisca, no interior de Barão do Triunfo, participa do Dia de Campo pela segunda vez. Ele faz parte da terceira geração de sua família que vive da plantação de fumo. Mas nas terras da família, como em quase todas as pequenas propriedades, se cultiva vários outros produtos e é preciso estar sempre atualizado. Segundo ele, o programa é mais uma oportunidade de aprender: “Para produzir mais, é preciso buscar conhecimento”.

Entre tantos aprendizados em Sertão Santana, Sérgio destaca a estação de Gestão Ambiental, a cargo dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente. “Tenho que ver na minha propriedade a questão da distância das nascentes e plantas nativas”.
Na estação depósito de agrotóxicos, as técnicas da Secretaria de Agricultura mostraram o modelo ideal de armazenamento dos produtos, com ênfase na segurança dos agricultores e do ambiente. “O cuidado com os agrotóxicos é o mesmo que se deve ter com produtos da indústria farmacêutica, por exemplo. Tem que ter manuseio específico e armazenamento responsável”, orientou a engenheira agrônoma Maria Luiza Conti, da Secretaria de Agricultura.

Para adquirir o produto é preciso receita emitida por responsável técnico. As revendas de agrotóxicos devem ter o registro atualizado junto à Seapi.
A lista de estabelecimentos comerciais registrados está disponível no site.

“Se a loja não tem registro, os agricultores devem informar à Secretaria da Agricultura”, orientou Rita Antochevis, Chefe Adjunta da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários do DDA, Departamento de Defesa Agropecuária.

O Dia de Campo é organizado pelo Grupo Gestor do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água. Para o ano que vem, estão previstas outras 8 edições do evento nos moldes do que aconteceu nesse dia 21 de novembro, em Sertão Santana.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi)

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS