O Dia do Desafio, que é coordenado pelas Unidades do Sesc em todo o País, acontece tradicionalmente na última quarta-feira do mês de maio, portanto este ano no próximo dia 26.

A campanha de incentivo à saúde por meio de exercícios físicos, que acontece em toda a América Latina propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos consecutivos.

Em 2021, o Dia do Desafio tem como mote os efeitos positivos individuais e coletivos. Neste sentido e em razão da situação da pandemia do coronavírus, as unidades do Sesc/RS estão preparando uma programação de forma on-line com atividades que serão transmitidas pelas páginas do Sesc de todo o Estado.

A unidade do Sesc Camaquã que coordena as atividades na região está convidando os moradores de Camaquã, Amaral Ferrador, Arambaré, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes a fazerem vídeos realizando atividades físicas em suas casas ou locais de trabalho.

Os registros deverão ser postados nas redes sociais com marcação dos perfis do Sesc/RS e do Sesc Camaquã, usando as hashtags oficiais #sesccamaquã, #DDDOnline e #DiadoDesafio2021. Desta forma o participante estará encorajando outras pessoas a tomarem ações pela manutenção da saúde e combate ao sedentarismo.

Além disso, em todo o Estado acontece o Desafio Solidário com a arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza e caixas de leite UHT. Todos os itens arrecadados serão distribuídos pelo Mesa Brasil a instituições sociais cadastradas no programa. As doações podem ser entregues em todas as Unidades Sesc, Senac e sindicatos filiados à Fecomércio de todo o Rio Grande do Sul.