Prefeitos, secretários entre outras autoridades municipais ligadas ao turismo da região Costa Doce estiveram participando na última sexta-feira, 23 de julho, de um evento promovido pela secretaria estadual de Turismo, na Charqueada São João, em Pelotas, onde estiveram presentes o Governador do Estado, Eduardo Leite e o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.

O evento que é uma iniciativa do governo estadual integra o projeto de interiorização batizado como “Turismo em Todas as Regiões”, que vem sendo realizado nas regiões turísticas. O objetivo é alinhar as demandas e propostas de políticas públicas para o turismo gaúcho, onde os gestores municipais têm a oportunidade de explanarem suas ideias e planejamentos que venham contribuir para o desenvolvimento do turismo de forma coletiva e regional.

Eduardo Leite sublinhou a importância do alinhamento de ações entre os gestores e agentes que promovem turismo no Estado.

“Turismo não se faz com uma ação específica. É justamente um conjunto de ações em que o turista se sinta feliz, confortável, e tenha o desejo de voltar” comentou o governador.

O secretário Santini classificou o encontro como satisfatório e projetou o desenvolvimento regional.

“Fico muito feliz de ver a união que está acontecendo aqui entre os prefeitos da região Sul. Isso só demonstra que faremos da Costa Doce um dos destinos turísticos mais procurados do nosso Estado”, celebrou Santini.

Para o vice-prefeito de Camaquã, Abner Dillmann a discussão do turismo é importante inclusive para o setor econômico dos municípios.

“Nossa Camaquã tem um grande potencial turístico. Foi importante a troca de experiências e informações entre os municípios da região Costa Doce. O fortalecimento do turismo pode tornar o setor uma importante fonte sustentável geradora de economia, além de promover a conservação do patrimônio natural e cultural da região.”, considerou o vice-prefeito.

De Tapes, o secretário municipal de Turismo, Desporto e Lazer, Celmar Schwalm forneceu a cachaça, a geleia de butiá do Sabor da Trilha e o arroz preto orgânico da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes Ltda, COOPAT, para compor a cesta que foi entregue como mimo ao Governador.

“Estes produtos por si só representam um grande potencial turístico que temos em Tapes, através da gastronomia local. São estes detalhes que precisamos divulgar nestes encontros e por meio destas ferramentas que o Estado nos oferece para juntos crescermos como região neste setor tão importante para nossa economia que é o turismo”, considerou Celmar.

Instância de Governança Regional da Costa Doce Gaúcha.

Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, tomou posse como coordenador-geral da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa Doce Gaúcha.

A Costa Doce Gaúcha é uma região turística composta por 20 municípios: Arambaré, Arroio Grande, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canguçu, Chuí, Cristal, Guaíba, Jaguarão, Morro Redondo, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu.

Com informações de Ascom Gov. RS