Na manhã da última quarta-feira (23), ocorreu a abertura do VII Encontro Estadual de Mulheres Dirigentes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado. O evento aconteceu na sede da federação, em Porto Alegre, contou com a participação de mais de 300 participantes.

O evento teve diversas pautas com foco no fortalecimento da participação da mulher nos movimentos sindicais que é recente, conforme lembrou em sua fala a Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag, Lérida Pavanelo, pontuando que a inserção feminina nas lutas sindicais teve início em meados dos anos 1980.

“Ainda é muito recente a nossa participação de liderança dentro do movimento e, mesmo assim, hoje já somos mais de 1500 mulheres dirigentes em todo o estado. Aqui, temos pouco mais de 300, mas que representam um elo, onde todas se envolvem. Parabéns para todas nós”, pontuou.

Durante o encontro tiveram palestras com temas diversos incluindo as motivacionais, saúde, violência contra a mulher e agroecologia. Tiveram ainda oficinas e uma noite cultural com apresentações artísticas.