Diversão e cultura na feira do livro em Camaquã

“Passe o dia na feira do livro, você vai gostar”.
É com essa frase, que tem usado como jargão, que a diretora municipal de Turismo e que também dirige a 38ª Feira do Livro de Camaquã, Nilza Tessmann vem convidando todas as pessoas a prestigiarem a gama de atividades do evento que acontece até este domingo, 21 de outubro, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no centro da cidade.
O evento que tem como tema ‘‘Nossa História Nossa Cultura’’ e lema ‘‘Navegando nos Mares da Literatura’’ teve a solenidade de abertura na noite desta quarta-feira (17), com destaque para a presença da a geógrafa e escritora Elma Sant’Ana, convidada para ser a patrona da feira nesta edição por ser uma representante da Família Garibaldi, no Brasil. Com mais de 30 títulos publicados, Elma é especialista em cultura gaúcha.
Quem também mereceu destaque foi o prefeito do município de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, cidade homenageada na feira, que esteve no evento acompanhado do secretário municipal da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Fladimir Moura Gonçalves.
Ambas homenagens se devem aos fatos de que Camaquã foi o lugar onde foram construídos os lanchões sob o comando do italiano Giuseppe Garibaldi, os quais fizeram história durante a Revolução Farroupilha, e por ser Piratini a 1ª Capital Farroupilha em 1836, entre outros tantos fatos que unem os dois municípios.

Estudantes invadem a feira
Centenas de estudantes transitaram pelas diversas atrações da Feira do Livro nesta quinta-feira (18) na AABB. A euforia tomava conta dos pequenos que chegavam ansiosos para participar. Muitos foram às compras e levaram livros para manter a magia da literatura em casa, outros se divertiram participando das oficinas de mini livros e de teatro. O espetáculo “Teatro de Caixa” prendeu a atenção de pequenos e grandes com as histórias contadas por Rudinei Morales que arrancou muitos risos da plateia.
As palestras da patrona Elma Sant’Anna e da professora Roberta Pedroso levaram conhecimento e fizeram o público pensar. A aluna Kaila, 11, da Escola Boaventura Soares gostou muito do evento, dos livros, mas revela que adorou assistir a palestra “Garibaldi em Camaquã”: “Gostei muito de saber as histórias da Anita”, explica a menina animada.
São quinze bancas de livros com lançamentos, saldos e livros para todos os gostos e bolsos. Para aliviar o calor, uma praça de alimentação, localizada no pátio externo, oferece bebidas geladinhas e lanches.
O público pode ainda conferir a mostra sobre os 15 anos da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas, um pedacinho da futura Exposição de Brinquedos Antigos, e mostra de livros da Biblioteca Municipal Oswaldo Lessa da Rosa.
À noite, a programação conta com Sessão de autógrafos do livro “Poesia Celebration” de Iara Schmegel, bate-papo literário e na sequência, palestra sobre “O Poder da Autorresponsabilidade” com a Mater Coach Bárbara Pinzon.
A Feira do Livro, realizada pela Prefeitura de Camaquã através da Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude.
Fonte: Com informações de Ascom Pref Camaquã – Edição Regional

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: