O projeto II GINCANA FARROUPILHA tem como principal objetivo a integração da escola junto do tradicionalismo gaúcho fomentando a arte e a cultura Sul Riograndense.

Partindo do princípio basilar deste evento, que em sua primeira edição contemplou todas as escolas municipais e como consequência o despertar dos alunos para as atividades sadias promovidas pela cultura gaúcha, a 2° edição desta atividade realizada na Semana Farroupilha do CTG Dom Feliciano e Prefeitura Municipal de Dom Feliciano, apresenta a proposta de realização da II Edição da Gincana Farroupilha.

Sabe-se da preocupação dos órgãos competentes e população em respeitar e aplicar os protocolos sanitários contra o Covid19. Sendo assim, para respeitar as intenções de prevenção a disseminação do vírus, a realização desta edição se deu da seguinte forma:

PROVAS

“Escrevendo o Rio Grande”

Esta prova consistiu na entrega a um corpo de jurados com prazo pré estabelecido de uma dissertação sobre a visita guiada ao Galpão Farroupilha que esteve montado na praça da Casa da Cultura do Imigrante, nesta visita guiada pelo Instrutor de Danças e tradicionalista Marcelo Rayher houve uma palestra sobre o tema dos Festejos Farroupilhas 2021 “Caminhos de Anita” e também a II Mostra Farroupilha, com a apresentação dos objetos dos usos e costumes do Gaúcho e Prenda Riograndenses.

Um grupo de estudantes selecionados pela escola visitou o local, junto seus escritores mirins, que realizaram os textos que representaram a escola.

PROVA 2

“Entre os cadernos e meus poemas”

Durante a visita guiada, aos moldes da primeira prova também foi entregue ao corpo de jurados, após data estabelecida um poema cujo o tema se baseou na Visita Guiada ao Galpão Farroupilha.

 

Resultado da Gincana Farroupilha 2021

1º EMEF Santa Terezinha

2º EMEF Nossa Senhora de Fátima

3º EMEF São João Batista

4º EMEF Padre Vieira

5º EMEF Padre Constantino

6º EMEF Catulino Pereira Da Rosa

O resultado também foi divulgado através de uma live na manhã desta quinta-feira (28/10) na página oficial da prefeitura de Dom Feliciano, com a participação do Diretor de Cultura Érico Kenne Rakowski e o Professor de Malrcelo Lopes Rayher que ressaltaram a importância da participação e do engajamento de todos na gincana.

Abaixo vídeo da live

ASCOM: Prefeitura Municipal e Dom Feliciano