Eco 360º Ecoturismo e Aventura em Arambaré

O município de Arambaré conta com um trabalho inovador na região da Costa Doce realizado pela agência Eco 360º – Ecoturismo e Aventura, a qual oferece serviços de esporte e recreação que contemplam a prática de caminhadas, trilhas, canoagem, rapel, cicloturismo, trekking e turismo rural.

A cada dia mais e mais pessoas se juntam aos aventureiros e praticantes de atividades físicas, que além de buscarem qualidade de vida também se encantam com toda a natureza que o município de Arambaré pode oferecer. Nos percursos, bromélias, butiazeiros, capororocas e várias outras espécies nativas podem ser observadas pelos turistas.

Para conhecer um pouco mais deste trabalho o Regional conversou com Leandro Pereira, guia de ecoturismo e aventura, que trabalha há 15 anos neste ramo e disse que o foco do trabalho em Arambaré é a sustentabilidade. “Temos que conhecer a natureza para aprender a respeita-lá e a preserva-lá”, frisou.

No município a agência também oferece, desde dezembro de 2016, uma trilha especialmente adaptada para deficientes visuais, o que possibilitou a inclusão destas pessoas com o meio ambiente ao seu redor. Desde que foi inaugurada, o percurso ganhou destaque sendo a primeira trilha acessível para pessoas com deficiência visual no Estado.

Passeio Safári: O passeio dura de 3 a 4 horas, a bordo de um caminhão do exército adaptado especialmente para o turismo. O trajeto compreende o acesso ao interior de uma fazenda (área particular), onde os participantes conhecem vários locais, como praias desertas da Lagoa dos Patos, exploram a fauna e a flora,  e ainda fazem um piquenique na hora do descanso. O percurso prioriza o lazer para toda a família.

O município também oferece trilhas planejadas para todos os níveis, tanto para a família quanto aos que gostam de um pouquinho mais de aventura, incluindo as trilhas mais longas. Também existem roteiros com o ciclo turismo, que é realizado através de parcerias com a Prefeitura Municipal, Sebrae e pousadas locais.

Todo este trabalho desenvolvido no município vem sendo realizado por duas operadoras a Eco 360º Turismo e Aventura, e a Confraria Arambaré, de Flavio Correia, o qual em conjunto com Leandro busca fortalecer o ecoturismo na região. Mais detalhes poderão ser acessados na fanpage @natureza360 (página da Eco 360º), ou @confrariaarambare (Confraria Arambaré), também no Facebook.

Atividades marcadas para o mês de março

Para março já está agendado um calendário de atividades no município de Arambaré. Nos dias 10 e 11 de março ocorrerá o primeiro “Safári Fotográfico“, que serão dois dias de passeio no caminhão Safári com foco aos apaixonados pela natureza e que curtam fotografia. Serão dois roteiros, o primeiro até Santa Rita do Sul (Vila dos Pescadores), 17,5km de percurso, e o segundo será nas praias desertas, passando  por banhados, açudes e é claro às margens da Lagoa dos Patos.

“Convido a todos para conhecerem Arambaré, pois aqui há uma natureza exuberante que pode ser apreciada por todos os visitantes (…). As atividades de lazer podem ser praticadas por toda a família durante as quatro estações do ano”, destacou Leandro. Por fim, o guia ressaltou o apoio dado pela Prefeitura Municipal, empreendedores locais e Sebrae para as iniciativas de ecoturismo no município.

POLÍCIA

Mulher é presa no município de Camaquã

Durante a tarde desta quarta-feira (18), agentes de segurança pública efetuaram a prisão preventiva de uma mulher em Camaquã. A operação ocorreu por meio...

Dupla é presa em Camaquã após roubo a estabelecimento comercial

Durante a noite desta segunda-feira (16), aproximadamente às 22h15, os agentes de segurança do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a prisão de...

Polícia investiga roubo de gado comandado de dentro da cadeia

Na tarde desta segunda-feira (16) a Polícia Civil através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã deu início...