27.4 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, março 28, 2024

Educadores participam de palestra motivacional em Cerro Grande do Sul

 

As salas de aulas ainda não são as mesmas de antes da pandemia e o ritmo segue lento nessa retomada do que é a vivacidade do ambiente escolar. Para auxiliar neste processo de reconstrução da educação o setor pedagógico da secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec) e o conselho municipal de Educação de Cerro Grande do Sul promoveram uma tarde de atividades aos professores da educação infantil, anos iniciais e educação especial da rede municipal de ensino com foco no socioemocional.

O evento que ocorreu na Câmara Municipal, na terça-feira (21/09), contou com a palestra ministrada por Daniela Pedra Mattos, professora, autora, especialista e formadora pedagógica da editora SM Educação, com extenso currículo, que abordou o tema “A felicidade está no caminho”, o qual propôs reflexões sobre as questões humanas, considerando os reflexos do momento de pandemia pelo qual todos estão passando.

A palestrante explicou que o tema busca evidenciar as possibilidades que as pessoas têm de aproveitar o momento e que o futuro é a gora.

“A gente não pode esperar dez anos pra ser feliz. Precisamos ser felizes nos interstícios com as coisas simples e boas que temos, que é o apreço da família, o apreço dos amores, brincar com as crianças, usufruir dos espaços que possuímos, sem precisar comprar nada, mas sermos felizes com a presença uns dos outros, porque a gente não sabe quanto tempo tem”, considerou.

Foto: Divulgação/Smec

Daniela destacou que as pessoas sempre foram finitas e que não foi a pandemia que trouxe essa condição, por isso é importante que se viva com intensidade cada dia.

“Se tivermos que pensar que hoje seja o último dia pra qualquer um de nós, o que a gente deixou de legado para as pessoas que a gente ama? Mas não é o legado material e sim o do afeto, do carinho, do estar junto, do ombro amigo e da presença”, evidenciou.

Finalmente Daniela destacou a importância em realizar sonhos simples e do cuidado que cada pessoa precisa ter consigo mesma, sobretudo os educadores.

“Cada um dos professores deve olhar para si próprio. Cuidar de si. Porque não tem como a gente cuidar do outro se não cuidarmos de nós mesmos”, concluiu.

Para a professora Nara Medeiros, que trabalha na escola de educação especial Áureo Zenker (EMEEAZ), a palestra foi muito importante na questão motivacional, despertando o que há de melhor na condição humana de cada pessoa através das reflexões.

“No nosso ambiente de trabalho é fundamental termos harmonia, paz, amor e amizade, pois passamos a maioria do tempo no trabalho. A palestra foi muito significativa e me fez refletir muito sobre esse mundo que vivemos sempre na correria e deste momento que estamos passando de dor, sofrimento e perdas. Entendemos que é preciso ficar mais próximo de quem amamos. Ligar e perguntar como está, se importar e olhar mais uns para os outros. Também no trabalho transmitir alegria. Já que nossa vida é uma passagem, então que possamos viver cada momento com intensidade”, considerou.

 

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS