26.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, março 22, 2025

Emoção e Alegria no 33º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado com muita alegria, união e empoderamento no 33º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional Camaquã, realizado no último sábado, 8 de março, no Salão Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Barão do Triunfo. O evento reuniu mais de 700 mulheres de diversas cidades, reforçando a importância da participação feminina no meio rural.

Ao longo do dia, as trabalhadoras rurais participaram de diversas atividades, trocando experiências e fortalecendo laços entre os municípios que compõem a Regional Sindical Camaquã. Estiveram presentes representantes de Amaral Ferrador, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Cerro Grande do Sul, Dom Feliciano, Guaíba, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.

Destaque para a fala da Coordenadora Regional de Mulheres Josevane Duarte, na qual a mesma esta Representando a FETAG:

“40 anos de Marias, Rosas e Dulces”

Em 1985, época que vivíamos um momento de regime autoritário no Brasil, o
movimento sindical do RS, com 12 regionais sindicais criou a Comissão Estadual de
Mulheres Trabalhadoras Rurais e junto o hino composto pela companheira Rosa Três.
Só em 1988 com a Constituição Federal, marco importante para nós mulheres,
que promoveu mudanças extremamente importantes na superação do tratamento
desigual fundado no sexo, ao afirmar, que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
Comemoramos 40 anos de muitas lutas e conquistas. Lutas estas que ainda estão
pulsantes em cada uma de nós. Muitas batalhas a vencer, e cabe a cada uma e cada um, continuar acreditando e fazendo a sua parte para que não percamos as esperanças de mudar o rumo e a história dos nossos antepassados, que cuidavam do manejo da terra, das águas, das culturas e das florestas!
E nós mulheres temos a sensibilidade, a coragem e determinação para mudar o
rumo, como fizeram as companheiras do passado. Portanto seguimos passo a passo, unidas, partilhando nossos conhecimentos, crenças, culturas, receitas de alimentos e fé! Margaridas Gaúchas, firmes na Luta!!
A coordenadora Regional de Mulheres Sra. Josevane Duarte, tem muito orgulho
em representar cada “MULHER” com a sua essência, de família, qualidade de vida,
acreditando na Agricultura e Pecuária Familiar.

O momento mais esperado do evento foi a escolha da realeza! Após muita animação e torcida acirrada, o título de Rainha ficou com Suerci Wurdell, de Sentinela do Sul. A faixa de Princesa foi para Celoí Vaz Lanzarini, de Barão do Triunfo, e a escolhida como Miss Simpatia foi Rosalia Rosiak, de Dom Feliciano.

 

 

Rainha Suerci Wurdell
Princesa Celoí Vaz Lanzarini
Miss Simpatia Rosalia Rosiak

A premiação da Melhor Torcida também rendeu grandes emoções! O título ficou com as baronenses de Barão do Triunfo, que mostraram que sabem torcer com muita energia e empolgação. Em segundo lugar, a torcida de Sentinela do Sul também fez bonito e garantiu sua premiação.

O encontro foi um verdadeiro marco para as mulheres trabalhadoras rurais, reafirmando seu papel fundamental na economia e no desenvolvimento das comunidades. Com muita música, animação e momentos de confraternização, o evento reforçou o espírito de união e valorização feminina no campo.

Que venham os próximos encontros, com ainda mais força, alegria e representatividade! 🌾💪💃

RELACIONADAS