Desde o dia 16 de dezembro deste ano mudou o sistema de entrega de documentos de licenciamento de veículo (CRLV), sobretudo aos moradores das zonas rurais entre outros que não recebem suas correspondências à domicílio e precisam retirá-las nas agências dos Correios.

O documento que antes permanecia até um ano na agência agora ficará armazenado apenas por 20 dias, após este prazo eles serão inutilizados e encaminhados pra reciclagem. Neste caso o proprietário do veículo terá que pagar uma nova taxa de expedição e aguardar o prazo de entrega novamente.

Após pagar o licenciamento, que inclui o IPVA, taxa de expedição e eventuais multas vencidas, o proprietário do veículo pode acompanhar o prazo de entrega do documento na Central de Serviços do Detran-RS. Lá consta a data da emissão e o intervalo com a previsão de entrega (cerca de 15 dias). Passado esse período, se o proprietário não recebeu o documento, pode notificar problemas na entrega direto na Central em um prazo de 15 dias após a previsão da entrega.

Já pra quem recebe correspondências a domicílio o novo sistema traz a vantagem que o documento será entregue diretamente na caixa de correio não sendo mais necessária a presença de um morador no local para o recebimento.