Enem 2022: inscrições começam na terça-feira

As provas serão aplicadas em 13 e 20 de novembro

Amanhã (10) começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com prazo de encerramento previsto para o dia 21 de maio. A taxa de inscrição para o exame foi fixado em R$ 85, para ambas versões (impresso ou digital). O período para efetuar pagamento encerra dia 27 de maio.

Neste ano, pela primeira vez, os estudantes interessados em participar do Enem poderão realizar o pagamento da taxa via PIX e cartão de crédito. A mudança visa facilitar a inscrição dos interessados em realizar o exame.

Contudo, o pagamento também poderá ser feito de maneira tradicional. Para isso, será necessário solicitar o boleto por meio da Página do Participante e efetuar pagamento em agência bancária, agência dos Correios, casa lotérica ou aplicativo bancário.

Os candidatos que obtiveram isenção da taxa não precisam realizar pagamento para confirmar a participação. O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição estão disponíveis na Página do Participante.

Outra novidade é que este ano o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitará documentos digitais de identificação nos locais da prova, como RG digital, e-Título e CNH digital. Vale ressaltar que o candidato deverá apresentar o aplicativo oficial ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.

Provas

13 de novembro

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • Redação.

20 de novembro

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Horários (fuso horário de Brasília)

  • 12h – abertura dos portões
  • 13h – fechamento dos portões
  • 13h30 – início das provas
  • 19h – término das provas no 1º dia
  • 18h30 – término das provas no 2º dia

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...