Cerro Grande do Sul – Durante a quinta-feira (19) alunos da escola Municipal Fortaleza participaram de atividades alusivas ao dia do Índio e receberam alunos da aldeia Guapoy de Barra do Ribeiro.
Um grande grupo com 43 pessoas, entre adultos e crianças da aldeia participaram das atividades respondendo as curiosidades sobre as vivências indígenas.
Palestras, músicas, dança e exposição de artesanato mostraram um pouquinho sobre os índios. A maioria dos integrantes deste grupo eram alunos da escola Tekoa Guapoy.
Desde 2013 após terem sidos impactados com a duplicação da BR 116, trecho sul (Guaíba – Pelos /RS) a comunidade conseguiu uma área de 91 hectares dando o nome de Guapoy que significa Figueira, a principal árvore chefe do mato. No local moram em média 140 pessoas.
Localizada próximo da BR 116, no município de Barra do Ribeiro, a Aldeia não possui muita mata o que limita a caça, e se mantem economicamente da venda de artesanato.
Antes de retornarem, os visitantes fizeram um convite para os alunos da Escola Fortaleza visitarem a aldeia para trocarem vivências e conhecimentos na comunidade indígena.
Confira mais detalhes na edição impressa desta semana.