Escola Fortaleza recebe visita de índios da Aldeia Guapoy

Cerro Grande do Sul – Durante a quinta-feira (19) alunos da escola Municipal Fortaleza participaram de atividades alusivas ao dia do Índio e receberam alunos da aldeia Guapoy de Barra do Ribeiro.

Um grande grupo com 43 pessoas, entre adultos e crianças da aldeia participaram das atividades respondendo as curiosidades sobre as vivências indígenas.

Palestras, músicas, dança e exposição de artesanato mostraram um pouquinho sobre os índios. A maioria dos integrantes deste grupo eram alunos da escola Tekoa Guapoy.

Desde 2013 após terem sidos impactados com a duplicação da BR 116, trecho sul (Guaíba – Pelos /RS) a comunidade conseguiu uma área de 91 hectares dando o nome de Guapoy que significa Figueira, a principal árvore chefe do mato. No local moram em média 140 pessoas.

Localizada próximo da BR 116, no município de Barra do Ribeiro, a Aldeia não possui muita mata o que limita a caça, e se mantem economicamente da venda de artesanato.

Antes de retornarem, os visitantes fizeram um convite para os alunos da Escola Fortaleza visitarem a aldeia para trocarem vivências e conhecimentos na comunidade indígena.

Confira mais detalhes na edição impressa desta semana.

POLÍCIA

Mulher é presa no município de Camaquã

Durante a tarde desta quarta-feira (18), agentes de segurança pública efetuaram a prisão preventiva de uma mulher em Camaquã. A operação ocorreu por meio...

Dupla é presa em Camaquã após roubo a estabelecimento comercial

Durante a noite desta segunda-feira (16), aproximadamente às 22h15, os agentes de segurança do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a prisão de...

Polícia investiga roubo de gado comandado de dentro da cadeia

Na tarde desta segunda-feira (16) a Polícia Civil através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã deu início...